Google Analytics Alternative

GORDURAS TRANS AUMENTAM NÍVEIS DE COLESTEROL NO SANGUE.

terça-feira, 30 de outubro de 2012
 
Um estudo realizado com 208 pessoas revelou que a quantidade de gordura trans consumida em uma dieta não altera os níveis de açúcar no sangue. Publicada no “The American Journal of Clinical Nutrition”, a pesquisa — que monitorou os níveis de insulina, açúcar e colesterol no sangue dos participantes, que durante semanas receberam um alto teor de gordura trans — mostrou que no período em que fizeram a dieta o nível de colesterol HDL, também conhecido como colesterol “bom” diminuiu enquanto o LDL, colesterol “ruim”, aumentou.
 
De acordo com o pesquisador Christos Mantzoros, da “Harvard Medical School”, em Boston, a ligação entre gordura trans e níveis elevados de colesterol é amplamente aceita, mas tem havido uma falta de clareza sobre o efeito no controle de açúcar no sangue, que está envolvido no diabetes.
— Não houve mudanças no açúcar no sangue ou nos níveis de insulina durante o período em que as pessoas comeram gorduras trans, em comparação com as semanas que consumiram outros tipos de gorduras na dieta — disse Mantzoros.
Porém, apesar de várias semanas serem suficientes para observar o efeito sobre o colesterol, Mark Pereira, especialista em saúde pública e nutrição da Universidade de Minnesota, que não participou do processo de pesquisa, afirma que existe a possibilidade de haver um impacto sobre o metabolismo no corpo das pessoas que consomem esse tipo de gordura.
— Se você estiver querendo controlar o peso ou mudar as gorduras da dieta, isso pode levar muito mais tempo. Os ácidos graxos são incorporados gradativamente aos tecidos do corpo — alertou Pereira.
 
Tecnicamente conhecidas como ácidos graxos trans, as gorduras trans são encontradas em produtos de origem animal e óleos vegetais quimicamente processados. Em resposta a estudos que associam o alto consumo das substâncias a um risco aumentado de doença cardíaca, a Food and Drug Administration EUA exigiu a divulgação das taxas de gorduras trans nos rótulos nutricionais dos alimentos.

Fonte: O Globo, Gorduras trans aumentam o nível de colesterol e não o de açúcar no sangue. Acesso em 30/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário