Google Analytics Alternative

CONSUMO DE PEIXES DURANTE A GESTAÇÃO ESTÁ RELACIONADO A REDUÇÃO DO BEBÊ DESENVOLVER TDAH.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012
A quantidade de peixe ingerida durante a gravidez pode afetar as chances da criança desenvolver Transtorno de Déficite de Atenção e Hiperatividade (TDAH). De acordo com uma pesquisa feita pela “Boston University School of Public Health”, comer peixe duas vezes por semana durante a gestação diminui em 60% os risco do desenvolvimento de TDAH do bebê.
 
O importante mesmo é comer peixe — disse a professora Sharon Sagiv, principal autora do estudo, que ressalta ainda a diferença entre os tipos de peixe.
De acordo com a pesquisadora, mulheres grávidas devem evitar peixes “grandes” e mais oleosos, como o atum e o peixe-espada, que normalmente contêm mais mercúrio. Para as refeições, devem optar por tipos como haddock ou salmão.
Níveis elevados de mercúrio também foram associados a um maior risco de sintomas de TDAH.
Para o novo estudo, os pesquisadores acompanharam 788 crianças nascidas em Massachusetts, entre 1993 e 1998. Eles usaram amostras de cabelo das mães, retiradas logo após o parto, para testar os níveis de mercúrio. O estudo levou em conta também a quantidade de peixe ingerida durante a gestação. Quando as crianças estavam com cerca de oito anos de idade, os pesquisadores pediram a seus professores para avaliarem o comportamento delas.
 
O estudo concluiu que quanto maior o nível de mercúrio encontrado na amostra de cabelo da mãe, maior as chances da criança apresentar sintomas de TDAH. A pesquisa mostrou ainda que 60% das crianças das quais as mães comeram duas ou mais porções de peixe por semana apresentaram menor propensão a comportamentos impulsivo ou hiperativo.

Fonte: O Globo, Relação entre o consumo de peixe na gravidez e o TDAH. Gestantes que comem duas porções por semana podem diminuir o risco dos sintomas do distúrbio no filho. Acesso em 11/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário