Google Analytics Alternative

CAUTELA! QUEIJO PARMESÃO E MACARRÃO INSTANTÂNEO LIDERAM NA QUANTIDADE DE SÓDIO.

terça-feira, 16 de outubro de 2012
Estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (16), aponta que, entre outros alimentos, o queijo parmesão e o macarrão instantâneo saem na frente quando o assunto é consumo de sódio.
 
A pesquisa mostra que o queijo parmesão apresentou o maior valor absoluto de sódio, entre todas as 500 amostras da pesquisa, e atingiu a marca de 3.052 mg do nutriente para cada 100g do produto. " A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de 2.000 mg de sódio por dia" , explica o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, Agenor Álvares.
 
De acordo com o diretor da Anvisa, é preciso verificar que o queijo parmesão já apresenta uma característica típica de possuir um sabor mais salgado, que não pode ser desconsiderada no processo de produção. " Trata-se de um alimento que não é consumido em quantidade significativa habitualmente pelos brasileiros" , pondera Álvares.
Porém, o diretor da Agência recomenda o consumo moderado deste tipo de queijo. " Se for possível, o consumidor deve optar por outras qualidades de queijos, mais saudáveis" , afirma Álvares.
 
Já no macarrão instantâneo, a média do teor de sódio ficou em 1.798 mg para cada 100 g do alimento. Esse valor está dentro do pactuado, em abril de 2011, entre o Ministério da Saúde e as associações das indústrias de alimentos para reduzir a quantidade de sódio nesses alimentos. O acordo prevê o valor máximo de 1.920,7 mg de sódio para cada 100 g de macarrão instantâneo.
Entretanto, o estudo da Agência também detectou problemas. Em termos de valor absoluto, o valor máximo de sódio encontrado em uma amostra de macarrão instantâneo foi de 2.160 mg para cada 100g de alimento, valor maior do que o acordado entre as indústrias e o Ministério da Saúde.
De acordo com a Anvisa, neste caso, já está contabilizada a quantidade de sódio presente do tempero pronto que acompanha esses alimentos.
 
A pesquisa desenvolvida pela Anvisa analisou a quantidade de sal em quase 500 amostras de 26 categorias de alimentos, coletados pelas vigilâncias sanitárias estaduais , nos anos de 2010 e 2011, no mercado varejista.

 
Fonte: I Saúde, Queijo parmesão e macarrão instantâneo lideram consumo de sódio no país. Pesquisa da Anvisa mostra que o queijo parmesão apresentou o maior valor absoluto de sódio entre 500 amostras. Acesso em 16/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário