Google Analytics Alternative

FAST FOOD PODE CAUSAR DANOS ÀS ARTÉRIAS.

terça-feira, 30 de outubro de 2012
Uma única refeição com fast food, composta principalmente de gordura saturada, já causa prejuízos para a saúde das artérias, de acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá.

A pesquisa revela ainda que a refeição mediterrânea rica em gorduras boas não danifica as artérias e pode até ter efeito positivo sobre elas.
 
Gorduras boas versus gordura ruim
O líder da pesquisa Anil Nigam e seus colegas realizaram o estudo para comparar os efeitos da chamada "junk food" e da refeição típica do Mediterrâneo sobre o endotélio vascular: o revestimento interno dos vasos sanguíneos.

Ao medir a função endotelial é possível determinar a facilidade com que as artérias se dilatam depois de uma suspensão temporária de cinco minutos, após o consumo dos dois tipos de refeições.

Segundo os pesquisadores, a análise é importante já que a função endotelial está intimamente ligada ao risco de doença arterial coronariana em longo prazo.

O estudo também revelou que os participantes com níveis mais elevados de triglicérides no sangue pareciam aproveitar melhor as refeições saudáveis. Suas artérias responderam melhor à refeição mediterrânea em comparação com as pessoas com baixos níveis de triglicérides. "Acreditamos que uma dieta do tipo mediterrâneo pode ser particularmente benéfica para os indivíduos com altos níveis de triglicérides, tais como pacientes com síndrome metabólica, precisamente porque poderia ajudar a manter as artérias saudáveis", afirma Nigam.

A equipe analisou 28 homens não fumantes que comeram a refeição do tipo mediterrâneo primeiro e a refeição de fast food uma semana depois. Antes de começar, os homens foram submetidos a uma ultrassonografia da artéria antecubital após jejum de 12 horas para avaliar a sua função endotelial basal. Os pesquisadores então testaram os efeitos de cada refeição.

O primeiro prato foi composto por salmão, amêndoas e legumes cozidos em azeite, dos quais 51% do total de calorias vieram da gordura (principalmente ácidos graxos monoinsaturados e gorduras poliinsaturadas.) A segunda refeição consistiu de um sanduíche feito de uma salsicha, um ovo, uma fatia de queijo e batatas fritas, com um total de 58% das calorias provenientes de gordura: ácidos graxos saturados que não contém ômega-3.

Em duas horas e quatro horas depois de cada refeição, os participantes foram submetidos a ultrassons adicionais para avaliar a forma como a comida tinha afetado sua função endotelial.

Nigam e sua equipe descobriram que depois de comer uma única refeição fast food, as artérias dos participantes do estudo dilataram 24% menos do que quando em jejum. Em contraste, as artérias dilataram normalmente e mantiveram um bom fluxo sanguíneo após a refeição do tipo mediterrâneo.

"Esses resultados vão alterar positivamente como nós comemos diariamente. A função endotelial ruim é precursora da aterosclerose", conclui Nigam.
 
Fonte: I Saúde, Uma única refeição de fast food já causa danos à saúde das artérias. Pesquisa revela ainda que dieta mediterrânea rica em gorduras boas pode ter efeito positivo sobre a função arterial. Acesso em 30/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário