Google Analytics Alternative

MAÇÃS PODEM MELHORAR A SAÚDE DO CORAÇÃO.

sábado, 6 de outubro de 2012
Comer maçãs diariamente pode melhorar, significativamente, em apenas um mês, a saúde do coração de adultos de meia idade. É o que sugere um novo estudo, que durante quatro semanas acompanhou um grupo de pessoas que comeram diariamente a fruta e, ao final, apresentaram uma redução do colesterol "ruim" no sangue em 40% .
 
Tomando cápsulas contendo polifenóis, um tipo de antioxidante encontrado nas maçãs, os resultaram foram similares, mas não tão bons como os das pessoas que comeram maças.
O colesterol "mau", ou a lipoproteína de baixa densidade, pode interagir com os radicais livres e se tornar oxidada, o que pode provocar inflamação e pode causar danos nos tecidos.
 
"A oxidação da lipoproteína de baixa densidade leva ao endurecimento das artérias", explica Robert DiSilvestro, professor da "Ohio State University". "Com apenas uma maçã por dia, durante quatro semanas, é possível notar um grande efeito positivo."
De acordo com o especialista, a diferença apresentada pela pesquisa foi semelhante à encontrada entre pessoas com artérias coronárias normais e aquelas com doença arterial coronária.
 
O estudo, financiado por um grupo da indústria de maçã, foi publicado site do "Journal of Functional Foods".
De acordo com o professor DiSilvestro, o consumo de uma maçã por dia é mais eficaz na redução da lipoproteína de baixa densidade oxidada do que outros antioxidantes, como a curcumina. "Nem todos os antioxidantes são iguais quando se trata desse efeito em particular", garantiu.
 
DiSilvestro se interessou em estudar os efeitos da maça na saúde depois de ler um estudo turco, que mostrou um aumentou na quantidade de uma enzima antioxidante no corpo. No final, sua equipe não encontrou o mesmo efeito sobre a enzima, mas foi surpreendida com a influência considerável das maçãs sobre a lipoproteína de baixa densidade oxidada.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram adultos não-fumantes, saudáveis e ​​com idade entre 40 e 60 anos, que tinham um histórico de comer maçãs menos de duas vezes por mês e que não tomaram os suplementos que contêm polifenóis ou outros à base de plantas. Ao todo, 16 participantes comeram as maçãs durante quatro as semanas; 17 tomaram cápsulas contendo 194mg de polifenóis, diariamente durante um mês; e, 18 tomaram um placebo que não contém polifenóis. Os pesquisadores não encontraram nenhum efeito na lipoproteína de baixa densidade oxidada nos que tomaram o placebo.
 
"Achamos que os polifenóis nas maçãs representam uma grande parte do efeito, mas tentamos isolar apenas os polifenóis, usando o que você deseja obter a partir de uma maçã por dia", disse DiSilvestro. "Descobrimos que o extrato de polifenol registrou um efeito mensurável, mas não tão forte como quando consumido nas maçãs. Isso pode ser porque existem outras substâncias na maçã que poderiam contribuir para o efeito, ou, em alguns casos, esses compostos bioativos parecem ter sido absorvido melhor quando são consumidos em alimentos. Ainda assim, o extrato de polifenóis pode ser útil em algumas situações, talvez em doses mais elevadas do que estamos acostumados, ou para pessoas que simplesmente nunca comem maçãs".
 
O estudo descobriu que comer maçãs também apresenta alguns efeitos sobre antioxidantes na saliva, o que tem implicações para a saúde dental. DiSilvestro espera dar seguimento a esta conclusão em um estudo futuro.
 
Fonte: O Globo, Comer uma maçã por dia pode manter o cardiologista longe. Acesso em 06/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário