Google Analytics Alternative

VEGAN.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Grãos integrais, leguminosas, hortaliças,
legumes e frutos trazem inúmeros benefícios à saúde.
Ser ou não vegan? Sabemos de todos os benefícios de ser vegetariano, como também da importância dos nutrientes encontrados somente em alimentos de origem animal.

Muitos adeptos do vegetarianismo buscam uma vida mais saudável, por razões éticas ou culturais. As práticas cruéis e os elevados custos ambientais da criação de animais são razões para a exclusão de alimentos de origem animal da dieta.

Sabemos, uma dieta com baixo teor de gordura saturada, rica em grãos integrais, leguminosas, hortaliças, legumes e frutos trazem inúmeros benefícios à saúde. Ainda, reduzir ou eliminar a carne vermelha da dieta reduz o risco de doença cardíaca. Alimentos ricas em fibras, carotenóides (encontrados na cenoura, batata doce, espinafre), vitaminas, minerais e isoflavonas (soja, leguminosas), protegem contra doenças, incluindo câncer. Nutrientes/substâncias que estão mais abundantes entre a dieta vegan.
Entretanto, a dieta vegan pode levar a um risco aumentado de deficiência de vitamina B12, vitamina B2, cálcio, ferro e zinco, o que torna essencial o equilíbrio e aporte de todos os nutrientes, buscando as melhores fontes para serem incluídas na dieta. Ainda, o cardápio vegan pode ficar restrito à carboidratos simples, produtos instrualizados e consumo calórico excessivo, o que merece cuidado.

Gestantes e nutrizes que são vegans necessitam de mais cautela, já que a falta de vitamina B12 pode prejudicar o desenvolvimento neurológico fetal.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário