Google Analytics Alternative

SOJA, peso corporal e menopausa.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Embora hajam controvérsias em relação
ao consumo regular da soja e seus derivados...
Níveis reduzidos do hormônio estrogênio durante a menopausa são responsáveis pelo aumento do peso corporal e gordura abdominal especialmente entre mulheres na pós-menopausa...

...e como sabemos, a reposição hormonal pode evitar o ganho de peso, entretanto, os efeitos à longo prazo ainda são inconcluisvos e boa parte das mulheres apresentam efeitos colaterais indesejados.

A soja contém compostos similares ao estrogênio chamados de fitoestrogênios, grande parte dos estudos sugerem que incluir uma porção adequada de soja na dieta pode trazer benefícios à saúde feminina. Um estudo recente demonstrou redução do peso corporal e aumento do gasto energético em ratos após a introdução da soja na dieta.

Embora hajam controvérsias em relação ao consumo regular da soja e seus derivados, os resultados são positivos, e novas pesquisas são indispensáveis afim de compreender a ação dos fitoestrogênios, provenientes da soja no cardápio diário sobre os níveis de hormônios.

No entanto, incluir a soja no cardápio continua sende saudável em conjunto à adesão de um estilo de vida saudável e nutrição adequada. Um fato relevante: a maneira como é preparada, ainda, a soja também possui antinutrientes que interferem na absorção de minerais.
Lembre-se perder peso é envolve várias fatores, seja na produção de hormônios e sua ação no cérebro, seja na ingestão calórica, na taxa metabólica, fatores psicológicos...

0 comentários:

Postar um comentário