A fruta tem poder antioxidante e ajuda a combater o envelhecimento. Fotos: iStock, Getty Images.
Você já ouviu falar em golden berry? Essa frutinha considerada exótica é da família da physalis e conhecida por ser rica em uma série de nutrientes, principalmente antioxidantes. Fonte de vitamina A, vitamina C, fósforo e ferro, além de alcaloides e flavonoides, ela traz benefícios para a saúde geral do corpo.
Além disso, também possui baixo valor calórico - cerca de 50 calorias a cada 100 gramas -, sendo indicada para quem está querendo perder peso. Pode ser consumida in natura ou compor receitas de doces, bolos e até mesmo molhos para saladas e carnes.
Propriedades e benefícios do golden berry
Com origem na América do Sul, principalmente nos Andes peruanos e equatorianos, o golden berry é bem conhecido também em outros países, como África do Sul, Austrália e China. No Brasil, é vendido a preços elevados, mas, apesar disso, é bem comum no Norte e no Nordeste do país.
As frutinhas são delicadas, pequenas e redondas, com coloração que varia entre o amarelo e o alaranjado, envolvidas por uma folha fina e seca, em forma de balão.
Entre os principais benefícios da fruta está o alto teor antioxidante, que atua na prevenção de uma série de doenças, pois ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres no organismo. Também possui compostos anti-inflamatórios, combatendo inflamações.
Rico em ferro, o golden berry é indicado inclusive para substituir a carne na dieta de vegetarianos. Melhora a saúde do coração, reduz a pressão arterial e ajuda a evitar o desenvolvimento de aterosclerose e doenças cardíacas. Ainda, diminui e controla os sintomas de hipertensão.
O golden berry possui ácidos graxos que ajudam a diminuir a quantidade do colesterol “ruim”, além de equilibrar o colesterol “bom”. Também é benéfico para a saúde renal, contribuindo para eliminar toxinas, estimulando a urina e a eliminação do excesso de gorduras, sais e toxinas.
Faz bem para os olhos, devido à presença de carotenoides que ajudam na eliminação do estresse oxidativo no sistema ocular. Isso ajuda a prevenir a catarata e retardar o aparecimento de degenerações maculares.
A grande concentração de vitamina C (quase 15% da ingestão diária recomendada) numa única porção de golden berry contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Ainda, estimula a produção de colágeno, responsável por reparar e produzir células, tecidos, órgãos e vasos sanguíneos.
Golden berry pertence à família da physalis.
Como consumir a fruta
Com sabor doce e levemente ácido, a fruta pode ser consumida in natura ou seca, além de ser usada também na preparação de doces, geleias, sorvetes, bolos, sucos e em molhos de saladas e carnes. Confira a seguir uma receita de compota de golden berry:
Ingredientes:
- 400g da fruta lavada
- 40g de açúcar light para caldas e doces ou açúcar mascavo.
Modo de Preparo:
Corte as frutas ao meio, despeje numa panela antiaderente de tamanho médio e acrescente o açúcar. Leve ao fogo e mexa regularmente. Após 25 minutos, a compota está pronta. Você pode servi-la com iogurte, na torrada integral e até como molho de pratos com carnes.
Fonte: Vivo mais saudável.
0 comentários:
Postar um comentário