Google Analytics Alternative

GORDURAS SATURADAS.

domingo, 13 de novembro de 2011
As pesquisas fornecem apoio da importância de gorduras na alimentação humana, hoje compreende-se que até certo ponto ambas as gorduras são importantes à saúde, e que o desequilíbrio entre o consumo de ácidos graxos essenciais predispõe a inflamação crônica que está ligada à patologias.

Combinando ácidos graxos saturados e insaturadas, os lipídeos abrangem um número vasto de substâncias, quanto à solubilidade, de maneira geral, podem ser considerados "compostos orgânicos encontrados nos organismo vivos, geralmente insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos".

Função das gorduras
Fornece 9 calorias por grama, mais do dobro do número fornecido pelos carboidratos ou proteínas, sendo essencial para o bom funcionamento do corpo. Gorduras fornecem ácidos graxos essenciais, que não são produzidos pelo organismo e deve ser obtido a partir de alimentos. Os ácidos graxos essenciais são o ácido linoléico e linolênico. Eles são importantes para controlar a inflamação arterial, coagulação e desenvolvimento do cérebro. Auxilia na absorção e transporte de A, D, E e K através da corrente sanguínea. São precursoras de outros lípidos, como os eicosanóides, e fazem parte da constituição de lípidos estruturais, como os fosfolípidos. As gorduras são também uma importante fonte de energia; Sua oxidação a CO2 e H2O liberta uma grande quantidade de energia metabólica, quando o corpo tem usado as calorias dos hidratos de carbono, que ocorre após os primeiros 20 minutos de exercício, ela começa a depender das calorias da gordura.

A gordura serve como a substância de armazenamento de calorias extras do corpo. Elas preenchem as células de gordura (tecido adiposo) que ajudam a isolar o corpo.
Os fatos sobre a gordura na dieta
Excesso de gordura saturadas estão correlacionadas entre os fatores de risco às doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e distintos tipos de câncer, aumentando as chances de obesidade e doenças ligadas à ela, devido ao seu maior valor calórico, quando comparado à carboidratos e proteínas.

imagem: wikibooks
Gorduras saturadas
Os ácidos graxos saturados são aqueles que não possuem dupla ligação entre seus átomos de carbono ou outro grupo funcional ao longo da cadeia. Geralmente possuem uma forma reta, o que permite seu armazenamento de forma muito eficiente.

• Gordura saturada. Este tipo de gordura vem principalmente de fontes animais de alimentos. Excesso de gordura saturada está relacionada aos níveis sanguíneos aumentados de colesterol total e lipoproteína de baixa densidade níveis (LDL), relacionada ao risco de doença cardiovascular, sendo as recomendações dietéticas para que seja limitada a 10% de calorias (ou 20g com base em uma dieta de 2000 kcal). As gorduras saturadas são encontradas em produtos de origem animal, como manteiga, queijo, leite integral, sorvete, creme de leite e carnes gordas. Eles também são encontradas em alguns óleos vegetais - de coco, palma e os óleos de dendê.

Compreende-se hoje, que algumas fontes com predominância gorduras saturadas são extremamente saudáveis na alimentação, posso citar o óleo de coco:

Óleo de coco
Com inúmeros benefícios à saúde, o óleo de coco promove o fortalecimento do sistema imune, facilita a digestão. É útil para cozinhar, porque o óleo de coco tem uma tolerância à temperatura muito maior do que mesmo o óleo de oliva extra-virgem...É também amplamente utilizado em receitas como um estabilizador e uma fonte de gordura com propriedades nutricionais únicas. Óleo de coco é 44,6% de ácido láurico, ácido mirístico 16,8% e 8,2% de ácido palmítico, e é composto principalmente de ácidos graxos de cadeia média (AGCM). Leia mais sobre RAZÕES PARA QUE O ÓLEO DE COCO AJUDE NA PERDA DE PESO.

Referências:
Bobbio, Florinda O., Bobbio, Paulo A. Introdução à química dos alimentos. 3ª ed. São Paulo: Livraria Varela, 2003.
Whitney, E., Rolfes, Sharon R. Nutrição vol 1: entendendo os nutrintes. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
Disponível em Wikibooks, Mayo Clinic, MedlinePlus, acesso 13/11/2011.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário