Google Analytics Alternative

MITOS E FATOS: ALIMENTAÇÃO E DOR DE CABEÇA.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Quem sofre de dor de cabeça frequentemente tem ideias errôneas a respeito do problema. Folclores tais como a antiga crença de que não se deve tomar leite com manga são comuns no imaginário popular. Assim também ocorre com sofredores crônicos de dor de cabeça: a falsa ideia de que toda dor de cabeça é enxaqueca e origens mirabolantes para justificar tanto sofrimento são também muito comuns.

Alimentação rica em frutas é a melhor dieta para quem sofre de enxaqueca.

MITO. Algumas frutas também têm sido responsabilizadas pelo início de crises de enxaqueca. Os cítricos, devido à presença de outra amina com ação nos vasos sanguíneos e denominada de l’octopamina, foram apontados por vários pacientes em alguns estudos realizados com a ingestão de laranja, limão e até abacaxi.

Problemas no fígado ou estômago podem dar dor de cabeça.

MITO. Fígado, vesícula biliar e estômago não causam enxaqueca. Pessoas com enxaqueca que têm outras doenças, inclusive nestes órgãos, podem piorar das crises e a ingestão de certos alimentos com gordura, fritura e mesmo sem essas substâncias, pode desencadear episódios de dor de cabeça sem nenhuma relação com a digestão. Além disso, durante a crise de dor, o estômago se dilata e fica paralisado como parte do próprio processo químico da dor. Aqui ocorre a sensação desagradável de indigestão e enjoo que faz os pacientes pensarem em causa digestiva ou alimentar.

Pessoas com enxaqueca devem evitar o chocolate

VERDADE. O chocolate contém cafeína e uma substância do tipo amina, com ação sobre o calibre dos vasos sanguíneos, chamada feniletilamina. Essas substâncias podem deflagrar episódios de enxaqueca em determinados pacientes.

Vinho tinto pode causar dor de cabeça

EM TERMOS. Algumas pessoas sentem dor de cabeça com alguns tipos de vinho tinto. A verdade que existe nesta bebida não é apenas relacionada à presença de uma amina com ação sobre os vasos sanguíneos, denominada tiramina, mas também pela presença em grande quantidade dos radicais fenólico flavonóides. Essas substâncias, originárias da casca da uva e atuando como defensivos naturais desta fruta, são incorporadas ao vinho tinto, mas não ao branco, e representam verdadeiros inimigos dos pacientes com enxaqueca em função de sua possibilidade real de deflagrar crises intensas.

Fonte: Parte do texto em Dor de Cabeça, Dor de Cabeça » Mais sobre dor de cabeça » Mitos e verdades. Acesso em 28/11/2011.

0 comentários:

Postar um comentário