Google Analytics Alternative

HÁBITOS SAUDÁVEIS REDUZINDO O RISCO DE CÂNCER EM 40%.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Manter dieta saudável, fazer exercícios e não fumar reduz ricos de tumores de pulmão, mama, próstata e cólon

Estudo da Northwestern Medicine, nos Estados Unidos, mostra que hábitos e comportamentos que levam a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardíacas também diminuem substancialmente o risco de câncer de pulmão, mama, próstata e cólon em aproximadamente 40%.

Este é o primeiro estudo a examinar o efeito de sete comportamentos cardiovasculares saudáveis essenciais e dos fatores de risco cardiovascular na incidência de câncer. Estas sete medidas incluem: dieta saudável, atividade física, não fumar, peso corporal e pressão arterial saudáveis e níveis ideais de colesterol e açúcar no sangue. Tendo apenas uma delas reduziu o risco de câncer em 20%, e ter de cinco a sete delas reduz o risco em quase 40%.

Sabe-se que alguns destes fatores individuais protegem contra o câncer, mas ninguém nunca tinha observado o efeito cumulativo de todos os sete.

"É um grande bônus que um estilo de vida saudável não só protege contra as doenças cardiovasculares, mas também ajude a evitar o câncer. Essa consciência deve proporcionar motivação extra para as pessoas adotarem estes comportamentos. Mesmo se removermos o fumo da nossa pontuação, ainda veremos o efeito benéfico", disse a professora de medicina preventiva Laura Rasmussen-Torvik.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de 13.360 participantes do estudo Atherosclerosis Risk in Communities (ARIC), uma coorte de base comunitária.

Fonte: ISaude, Hábitos benéficos para a saúde cardíaca diminuem incidência de câncer em 40%. Acesso em 18;11/2011.

0 comentários:

Postar um comentário