Google Analytics Alternative

A VERDADEIRA PREVENÇÃO. COMO ENVELHER SABIAMENTE.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011
É algo desonesto consigo mesmo colocar a responsabilidade de cuidar de sua saúde nas mãos de outro alguém, ou mesmo procurar sempre remediar ações que poderiam ser evitadas... Mais cuido e atenção! É isso que o corpo pede e necessita. Há tantas informações sobre temas que nos deixam distante de doenças e perto do bem-estar, saúde e longevidade, acredito ser um grande desperdício você estar aqui e não cuidar, olhar para si. Complexidade? Talvez você nem precise disso...

Quando chamamos algo de preventivo, claro que temos que nos referir a realmente prevenir alguma coisa, o que pouco se tem feito. Ao realizarmos exames como de sangue ou qualquer outro exame que seja, estamos verificando se há alguma doença ou não.

Os exames são essenciais, entretanto, a partir do momento que confirmamos alguma doença já não estamos mais falando em prevenção. A verdadeira medicina preventiva está em apoiar as pessoas a manterem uma qualidade de vida e saúde. Alimentação saudável, exercícios físicos, menos exposição a fatores estressantes são as verdadeiras maneiras de prevenir qualquer doença e manter a saúde.

E como conseguir envelhecer harmoniosamente? Nicole Witek, especialista no assunto nos orienta:
- Sinta-se responsável pelo seu envelhecimento;
- Saiba adaptar-se às mudanças;
- Tenha bons relacionamentos com os outros;
- Saiba dar um sentido à vida;
- Fique otimista, alegre, curioso para a vida.

Para envelhecermos com harmonia, precisamos fazer nosso papel: aconselhar as novas gerações, que, envolvidas com a pressa, com a aceleração do tempo, não têm calma para observar a vida. Refletir com os jovens, preparar o futuro com eles.

Sabe-se que o envelhecimento é um processo biológico que pode ser controlado. Há uma série de estudos afirmando que um estilo de vida saudável é uma das chaves da longevidade. Acrescento com as contribuições de Dr. Antônio R. Casarões (Geriatra, Gerontólogo). Confira alguns deles:

EXPRESSE SUAS EMOÇÕES:
De acordo com pesquisas feitas na Inglaterra, aqueles que manifestam suas emoções por meio de alguma atividade artística, como cantar, escrever e pintar, são mais saudáveis do que as pessoas que não o fazem.

TENHA HORÁRIOS:
A organização do nosso dia faz com ele renda mais, evitando o stress do acúmulo de obrigações e compromissos.

SEJA SOLIDÁRIO:
Segundo estudo em Psicologia, dar apoio físico ou emocional a outras pessoas reduz em até 60% o risco de morte prematura.

PREFIRA AS COMÉDIAS:
O riso espontâneo promove a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo. Também aumenta a liberação de endorfinas, hormônios ligados às sensações de bem-estar e prazer. Quer mais? Ainda emagrece. Estudos da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, concluíram que dar boas risadas por um período de dez a quinze minutos faz uma pessoa queimar, em média, 50 calorias.

LARGUE O CIGARRO:
Fumantes regulares vivem, em média, dez anos menos do que um não-fumante. Sem falar que 90% dos casos de câncer nos pulmões estão relacionados ao tabagismo.

IMITE OS BRITÂNICOS:
Ser pontual é bom, mas beber chá é ainda melhor. De acordo com cientistas, o hábito cultivado pelos ingleses pode ajudar no combate à doença de Alzheimer. Estudos indicam também que o consumo de chá reduz os riscos de câncer. O chá verde é o que promete maiores benefícios.

MANTENHA A MENTE ATIVA:
Estudos recentes relacionam a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de doença de Alzheimer em pessoas com mais de 75 anos.

NÃO PULE O CAFÉ DA MANHÃ:
Pesquisa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, averiguou que os centenários não costumam dispensar a primeira refeição do dia.

DURMA BEM:
Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções do organismo. Um bom dia com certeza começa após uma boa noite de sono.

VÁ AO OFTALMOLOGISTA:
Depois dos 50 anos, a chamada vista cansada se torna ainda mais comum. Com a idade, também aumentam os riscos de glaucoma e catarata. Além disso, alterações de fundo de olho podem indicar a presença de diabetes e hipertensão.

MOVA-SE:
De acordo com a Associação Americana do Coração, o sedentarismo, por si só, aumenta o risco de doença coronariana em, pelo menos, uma vez e meia. Exercícios diários moderados ajudam a aumentar o tempo de vida.

SEJA OTIMISTA:
Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva pode diminuir em até 55% o risco de morte prematura.

TENHA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO:
O conselho foi seguido por operadores da bolsa de valores de Nova York, avaliados em um estudo. Foi tão eficaz no combate ao stress que metade deles pode suspender o uso de medicamentos contra a hipertensão. Quem tem um bichinho em casa vai ao médico com menor freqUência, afirmam pesquisadores da Inglaterra.

INVISTA EM CULTURA:
Depois de acompanhar 12 000 pessoas por nove anos, pesquisadores suecos observaram que, em média, as chances de uma pessoa alcançar a longevidade foram bem maiores naquelas que cultivavam o hábito de realizar programas culturais, como visitar galerias de arte, assistir a peças de teatro e frequentar concertos musicais.

TENHA UM RELACIONAMENTO:
Segundo estudo publicado nos Estados Unidos, as pessoas que se mantêm em longas e bem sucedidas uniões têm uma expectativa de vida maior.

TENHA FÉ:
Segundo observação realizada por profissonais de saúde mental, ter uma crença forte em algo ajuda a combater o stress e problemas emocionais.

SOL, HIDRATANTES E PROTETORES SOLARES:
O sol é fundamental para a nossa saúde. Ajuda a prevenir a osteoporose que atinge principalmente as mulheres após a menopausa. Mas a exposição excessiva ao sol provoca lesões e envelhecimento precoce da pele, sendo necessário que tomemos alguns cuidados: ficar ao sol sempre pela manhã, usar protetores solares com um fator de proteção superior a 30 e hidratar regularmente a pele com produtos hidratantes e tomar bastante líquido. Assim poderemos aproveitar todos os seus benefícios.

ATIVIDADE FÍSICA: COMO FAZER COM SIMPLICIDADE:
Que a atividade física é fundamental para nossa boa saúde, é indiscutível. Mas qual tipo de atividade física é mais adequada? Podemos afirmar que a simplicidade é a base de qualquer projeto de exercícios, pois facilita o cumprimento das metas. Por isso a caminhada é o exercício preferido, devendo ser feita em locais planos, durante pelo menos 40 minutos, 3 vezes por semana, requerendo apenas um par de tênis e roupa confortável. Respeitar sempre o seu limite, parando ao menor sinal de desconforto ou cansaço excessivo. Nunca competir. Pode ser feita pela manhã, à tardinha ou à noite, devendo-se evitar horários excessivamente quentes ou caminhar logo após uma grande refeição. Desta maneira estaremos cuidando de nós mesmos, investindo na manutenção de nossa saúde.

STRESS: IMPORTÂNCIA DE MANTER O BOM HUMOR:
Vivemos uma era acelerada, pessoas preocupadas, correndo atrás de um tempo que teima em passar rápido. Por que não parar um pouco, apreciar a paisagem, pensar no que a vida nos oferece de bom? Com certeza nos oferece muito, apesar de todos termos problemas e preocupações. Manter o bom humor, mesmo na adversidade, reduzir cada problema a seu tamanho real, não permitindo que a ansiedade os torne maiores do que realmente são, são o segredo para uma vida mais harmônica e equilibrada. Devemos nos lembrar disso diariamente.

PREVENÇÃO DIRIGIDA À SAÚDE: COMO FAZER?
Muitos acreditam que só devemos ir ao médico quando estamos doentes. Não é verdade. O cuidado com a nossa saúde exige que periodicamente façamos uma visita ao médico, realizemos exames laboratoriais, que reflitamos sobre nossos hábitos de vida. Só assim poderemos nos antecipar à doença, detectando precocemente qualquer problema que porventura venhamos a ter. Tais cuidados devem ser tomados o mais cedo possível para que continuemos saudáveis e de bem com a vida.

Fonte: Texto de Dr. Antônio R. Casarões, Geriatra, Gerontólogo.
Por Greice Caroline Baggio - NUTRIÇÃO CLÍNICA.

0 comentários:

Postar um comentário