Google Analytics Alternative

6 ALIMENTOS COM COMPOSTOS BIOATIVOS.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A palavra fitoquímico é mais usada para referir-se a compostos encontrados em vegetais que têm efeito benéfico na saúde ou um papel ativo na melhora do estado de indivíduos com enfermidades. Os fitoquímicos melhoram o funcionamento do sistema imunológico, agir diretamente contra bactérias e vírus, reduzir inflamação, ou estarem associados no tratamento e/ou prevenção de câncer, doenças cardiovasculares ou qualquer outra enfermidade afetando a saúde ou bem-estar do indivíduo.

Os compostos bioativos nos alimentos, ou seja, os elementos que ajudam a promover a saúde e a prevenir doenças. Em sua grande maioria, os compostos bioativos estão distribuídos entre as frutas, legumes, verduras, cereais, peixes de água fria, leite fermentado, dentre outros. Eles são aproveitados no próprio consumo dos alimentos in natura ou então isolados e inseridos em outro produto passando então a ser enriquecido com nutrientes.

MAÇÃ: As maçãs contêm mais de 300 compostos que ocorrem naturalmente na fruta, entre elas os polifenóis, encontrados na polpa e na casca, sendo que o consumo de uma maçã por dia faz a diferença. Estudos mostram que o consumo de maçãs reduz o risco de câncer de mama, também encontramos a quercetina associada à redução de câncer de próstata. Alguns estudos indicam que deveríamos consumir cerca de um grama de polifenóis por dia, a maçã contribui em cerca de 100 e 300 miligramas, dependendo do tipo. Os flavonóides presentes na fruta também são capazes de diminuir o risco de doenças coronarianas, além de taninos substâncias adstringentes e antiinflamatórias. A pectina fibra solúvel, presente na casca, não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais, proporciona a eliminação de toxinas juntamente com as fezes.

MIRTILO: Os mirtilos (blueberry) são repletos de nutrientes e sabor, ainda pobre em calorias. Os nativos americanos consumiam mirtilos por suas propriedades de cura. Em 2007, pesquisadores descobriram que mirtilos também pode desacelerar o aparecimento de Alzheimer. São ricos em fitonutrientes antioxidantes, as antocioninas, que agem neutralizando os danos dos radicais livres, podendo proteger o cérebro de estresse oxidativo e reduzir complicações relacionadas à idade, como doenças neurodegenerativa, como Alzheimer, devidos aos seus flavonóides, pois exercem efeitos benéficos na aprendizagem e memória. Além de antocioninas, mirtilhos contêm o ácido elágico, que bloqueiam as vias metabólicas que podem levar ao câncer. Mirtilo também foi mostrado para reduzir o colesterol, prevenir infecção urinária, reduzir o açúcar no sangue, pressão arterial e aliviar os sintomas de depressão. Boa fonte de vitamina C, manganês, além de fibras solúveis e insolúveis.

BRÓCOLIS: Uma xícara de brócolis reforça o sistema imunológico por conter grande dose de betacaroteno, oligoelementos, como zinco e selênio, age fortalecendo as ações de defesa imunológica. Brócolis contém sulforafano, composto anti-câncer. Age inibindo o H. pylori, reduzindo o risco de câncer gástrico. Além disso, o brócolis contém indol-3-carbinol, um composto antioxidante poderoso e anti-cancerígeno encontrado não só para impedir o crescimento da mama, do colo do útero e câncer de próstata, mas também aumenta a função do fígado.

O brócolis é rico em fibras, que auxiliam na digestão, previne a constipação, mantém açúcar no sangue, e reduz overeating. Além disso, uma xícara de brócolis contém o equivalente em proteína quanto um copo de arroz ou de milho com metade das calorias. Estudos têm demonstrado que os carotenóides como luteína ajuda a prevenir a idade degeneração macular relacionada à catarata e, assim como possui efeitos anti-câncer.

CHÁ VERDE: São ricos em polifenóis (catequinas) atuam prevenindo que células cancerosas se multipliquem. De acordo com um relatório na edição de julho de 2001 do Journal of Cellular Biochemistry, estes polifenóis, abundantes no chá verde, vinho tinto e azeite de oliva, podem proteger contra vários tipos de câncer

O chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém grande quantidade de compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde, como efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta e aumento da densidade mineral óssea.

TOMATES: Os tomates contêm licopeno, um antioxidante conhecido por sua propriedade anticâncer. São vários os mecanismos potenciais pelo qual o licopeno pode atuar, porém ele exerce uma ação importante como antioxidante, realçando a comunicação entre as células pelo aumento das junções GAP e modulando a progressão do ciclo celular. Um estudo na Universidade de Harvard descobriu que homens que incluem tomates em suas refeições duas vezes por semana podem reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata em um terço em relação aos homens que não consomem tomates. (Cuidado com os agrotóxicos).

Embora o efeito do licopeno seja biologicamente relevante, o tomate é também uma excelente fonte de nutrientes, incluindo folato, vitamina C, e vários outros carotenóides e fitoquímicos, bem como polifenóis, que também estão associados com a diminuição do risco de câncer. Os tomates também contêm quantidades significativas de potássio, bem como vitamina A e vitamina E.

ALHO: Cebola, cebolinha, alho e alho-poró pertencem à família com propriedades pelos seus compostos sulfúreos de reduzir os efeitos de nitrosaminas e compostos N-nitrosos, altamente cancerígenos, que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas. Induzem a apoptose, degradação, de tumores de mama, cólon, pulmão, leucemia, sendo que também auxiliam no controle das taxas de açúcar no sangue. Estudos epidemiológicos mostram redução de câncer de próstata em pessoas que consomem, prevenção de trombose e diminuição da pressão arterial sanguínea. A alicina presente no alho que dá seu odor característico, age como antioxidante. As moléculas ativas do alho são liberadas apenas com o esmagamento dos dentes do alho e são melhores absorvidas juntamente com o consumo de óleos insaturados, como o azeite de oliva.

BUSQUE SAÚDE! Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário