Google Analytics Alternative

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR. ESCLAREÇA.

sábado, 26 de novembro de 2011
Clique e amplie. Fonte da imagem: CFN
O excesso de colesterol circulante no sangue (hipercolesterolemia) é um importante fator de risco para a aterosclerose, ou seja, a formação de placas de gordura na parede das artérias (placas de ateroma).A aterosclerose a principal causa do infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidentes vascular cerebral (derrame cerebral), as principais causas de morte no Brasil.

A hipercolesterolemia familiar (HF) é uma doença genética que em sua forma mais comum (heterozigótica) afeta uma em cada 500 pessoas (em média) sendo que nas famílias afetadas, devido à sua forma de transmissão, esta compromete uma em cada duas pessoas.Em nosso país devemos ter mais de 250 mil casos, sendo que a maioria desconhece ser portador do defeito genético de da HF.

Se não tratados adequadamente, os portadores de HF do sexo masculino têm, até os 50 anos de idade, 50% de chance de sofrer um infarto do miocárdio ou morrer em decorrência de doença cardíaca.Isso ocorre devido à exposição às altas concentrações de colesterol desde o nascimento.

Felizmente existem tratamentos eficazes disponíveis atualmente, inclusive na rede pública, que podem modificar a história natural desta doença. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado da HF reduzem o risco de morte em portadores da doença.

Quais os sintomas mais comuns de portadores de HF?
-Familiares com histórico de infarto do miocárdio prematuro.
-Níveis elevados de LDL-c, chamado de "colesterol ruim", maior que 190mg/dL.
-Pai e mãe (ou 1 deles) com LDL-c aumentado.
-Xantomas (lesões provocadas por depósitos de colesterol).
-Depósitos amarelados de colesterol nas pálpebras (xantelasmas).
-Nas famílias afetadas, em geral, uma em cada duas pessoal tem colesterol alto.
-Dor no peito (angina) associada a doença arterial coronariana (obstruções das artérias do coração por placas de ateroma).

Fonte: Portal do Coração, Hipercolesterolemia familiar é causa de ataque cardíaco precoce. Publicada por  Dr. Tufi Dippe Jr. Departamento de Aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Acesso em 26/11/2010.
Imagem em CFN.

0 comentários:

Postar um comentário