Google Analytics Alternative

CAROTENÓIDES: BETACAROTENO.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Antioxidantes intracelulares incluem moléculas de baixo peso molecular, tais sistemas antioxidantes que previnem a formação descontrolada de radicais livres e espécies reativas de oxigênio, ou inibem as reações com as estruturas biológicas. Os antioxidantes (incluindo carotenóides) estão sendo estudados por sua capacidade de prevenir doenças crônicas.

Responsáveis pelas cores brilhantes de diversas frutas e legumes, os carotenóides são pigmentos naturais sintetizados pelas plantas. Há dezenas de carotenóides nos alimentos consumidos, e a maioria destes carotenóides possuem atividade antioxidante. Misturas de carotenóides ou associações com outros antioxidantes, por exemplo, a vitamina E pode aumentar a sua atividade contra os radicais livres.

Parece que os carotenóides (incluindo betacaroteno) podem promover a saúde quando tomado em níveis dietéticos, mas pode ter efeitos adversos quando tomado em doses elevadas, principalmente em fumantes.

No organismo humano, os carotenóides são parte do sistema de defesa antioxidante. Eles interagem em sinergia com outros antioxidantes e misturas de carotenóides são mais eficazes do que compostos isolados.

Estrutura química de alguns carotenóides.
Dos mais de 600 carotenóides encontrados na natureza, cerca de 40 estão presentes na dieta típica. Destes carotenóides, apenas 14 e alguns de seus metabólitos foram identificados no sangue e tecidos.

Em decorrência da presença das insaturações, os carotenóides são sensíveis à luz, temperatura, acidez, bem como reações de oxidação. São compostos hidrofóbicos, lipofílicos, insolúveis em água e solúveis em solventes, como acetona, álcool e clorofórmio.


Tanto os carotenóides precursores de vitamina A como os não precursores, como a luteína, a zeaxantina e o licopeno, parecem apresentar ação protetora contra o câncer, e os possíveis mecanismos de proteção são por intermédio do sequestro de radicais livres, modulação do metabolismo do carcinoma, inibição da proliferação celular, aumento da diferenciação celular via retinóides, estimulação da comunicação entre as células e aumento da resposta imune.

O betacaroteno é um potente antioxidante com ação protetora contra doenças cardiovasculares, atua inibindo o processo de oxidação da lipoproteína. Já, os estudos apontam que a luteína e a zeaxantina, que são amplamente encontradas em vegetais verde-escuros, parecem exercer uma ação protetora contra degeneração macular e catarata.

Os processos de absorção e transporte dos carotenóides são similares aos dos lipídios. Após ingeridos, os carotenóides são incorporados em micelas mistas constituídas de ácidos biliares, ácidos graxos livres, monoglicerídios e fosfolipídios. A absorção ocorre sem clivagem e em carotenóides como o betacaroteno e a criptoxantina, que são parcialmente convertidos a retinal, a hidrólise acontece no interior da célula intestinal. Posteriormente o retinal é convertido a retinol e transportado por meio dos vasos linfáticos ao fígado pelos quilomícrons, na forma de ésteres de retinol.

Muitos estudos epidemiológicos têm associado a ingestão de carotenóides alta com uma diminuição na incidência de doenças crônicas. Os mecanismos biológicos da proteção estão pouco claros, mas incluem: certos carotenóides 1) podem ser convertidos para os retinóides (ou seja, ter pró-vitamina A), 2) podem modular a atividade enzimática das lipoxigenases (pró-inflamatórios e imunomoduladores de moléculas), 3) podem ter propriedades antioxidantes, que estão bem acima do que é visto com vitamina A, 4) podem ativar a expressão de genes que codificam a mensagem para produção de uma proteína, a conexina 43, que é um componente integral das junções gap necessário para celulares para comunicação celular.

Referências:
AMBROSIO, Carmem Lygia Burgos; CAMPOS, Florisbela de Arruda Camara e Siqueira and FARO, Zelyta Pinheiro de. Carotenóides como alternativa contra a hipovitaminose A. Rev. Nutr. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 233-243.

DOUGLAS, Carlos R. Fisiologia Aplicada à Nutrição. 2ª ed. Rio de Janeiro. Editora Guanabara Koogan. 2006

PAIVA, Sergio A.R. RUSSELL, Robert, M. β-Carotene and Other Carotenoids as Antioxidants. J Am Coll Nutr. vol. 18 no. 5, p. 426-433. 1999.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário