Google Analytics Alternative

RESTRIÇÃO CALÓRICA E LONGEVIDADE.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011
Através da redução gradual da ingestão de açúcar e proteínas,
sem reduzir vitaminas e minerais,
 os pesquisadores já haviam demonstrado que os
 macacos podem viver vários anos mais que o esperado.
Enzima que envelhece
Há muito se sabe que uma alimentação com poucas calorias pode retardar o envelhecimento.
Nesse retardamento estão incluídas as doenças tipicamente associadas à idade, como o câncer e o diabetes tipo 2.

Quanto menor é a ingestão de calorias, maior é o efeito.

Agora, pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Alemanha, identificaram uma das enzimas que controla esse processo do envelhecimento associado à ingestão de calorias.

Dieta de baixas calorias
"Nós demonstramos que a restrição calórica retarda o envelhecimento impedindo que uma enzima, chamada peroxirredoxina, seja inativada. Esta enzima também é extremamente importante para nos defender de danos em nosso material genético," disse o Dr. Mikael Molin, coordenador da pesquisa.

Reduzindo gradualmente a ingestão de açúcar e proteínas, sem reduzir as vitaminas e os minerais, pesquisadores demonstraram anteriormente que macacos podem viver vários anos mais do que esperado.

O método foi então testado em tudo, de peixes e ratos a fungos, moscas e leveduras, sempre com os mesmos resultados favoráveis.

Apesar dos bons resultados, os cientistas ainda não haviam descoberto o mecanismo que leva a essa maior longevidade.

Os resultados, publicados em Molecular Cell, mostram que Prx1 está danificado durante o envelhecimento, perdendo sua atividade, sendo que a restrição calórica compensa o fato aumentando a produção de outra enzima, Srx1, que repara a Prx1.
Retardamento do câncer
Os novos resultados mostraram que a peroxirredoxina, ou Prx1, é danificada durante o envelhecimento, perdendo sua atividade.

A restrição calórica impede essa perda de atividade aumentando a produção de outra enzima, chamada Srx1, que conserta a Prx1.

Outra conclusão do estudo é que é possível retardar o envelhecimento sem a restrição calórica, apenas aumentando a quantidade de Srx1 nas células.

"Nós agora podemos começar a especular se um maior nível de reparo da Prx1 durante o envelhecimento pode evitar, ou ao menos retardar, o surgimento do câncer," disse o pesquisador.

Fonte: Diário da Saúde, 10/11/2011. Viva mais e melhor com poucas calorias.
Artigo em Cell, MOLIN, et al. Life Span Extension and H2O2 Resistance Elicited by Caloric Restriction Require the Peroxiredoxin Tsa1 in Saccharomyces cerevisiae. Molecular Cell, Volume 43, Issue 5, 823-833, 2 September 2011.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário