Google Analytics Alternative

SOBRE BISFENOL A.

sábado, 5 de novembro de 2011
Bisfenol A
A partir do dia 1º de janeiro de 2012, está proibida a venda de mamadeiras ou outros utensílios para lactentes que contenham a substância Bisfenol-A (BPA). A determinação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e baseada em estudos que apontam possíveis riscos decorrentes da exposição ao BPA. Segundo a Agência, fabricantes e importadores terão 90 dias para cumprir a determinação e os produtos fabricados e importados poderão ser vendidos até o final de 2011.

Ainda de acordo com a Anvisa, apesar de não comprovados, a decisão foi baseada em estudos que indicam que a substância pode ser cancerígena, causar problemas hormonais e cardíacos, além do fato de que o sistema de eliminação da substância pelo corpo humano não é muito desenvolvido em crianças de zero a 12 meses.

Em 2010, a SBEM-SP já havia lançado a campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”, com o objetivo que a substância fosse banida de produtos infantis e de embalagens de alimentos, até que haja evidências de que o composto é prejudicial à saúde humana.

Sobre o Bisfenol A
O Bisfenol A (BPA) é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos. O BPA também está presente na resina epóxi, utilizada na fabricação de revestimento interno de latas que acondicionam alimentos para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa. Segundo os pesquisadores, o componente tem similaridade com o hormônio feminino e da tireoide.

Estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer.

Saiba como Evitar a Exposição ao BPA
1 - Use mamadeiras e utensílios de vidro ou BPA free para os bebês.

2 – Jamais esquente no microondas bebidas e alimentos acondicionados no plástico. O bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.

3 – Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação do composto também é mais intenso quando há um resfriamento do plástico.

4 - Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas, pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.

5 - Evite pratos, copos e outros utensílios de plástico. Opte pelo vidro, porcelana e aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos.

6 - Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados. Evite lavá-los com detergentes fortes ou colocá-los na máquina de lavar louças.

7 – Caso utilize embalagens plásticas para acondicionar alimentos ou bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagem. Eles indicam que a embalagem contem ou pode conter o BPA na sua composição."

Fonte: Endocrino.org. Bisfenol A. Acesso em 05/11/2011.
Bisfenol A ou BPA é um composto químico em boa parte dos produtos, utilizado em embalagens de alimentos e bebidas, A Food and Drug Administration tem procurado investigar seus potenciais efeitos colaterais.

BPA tornou-se conhecido alguns anos atrás, quando milhares de mamadeiras de plástico contendo a substância química foi suspensa. Potencial cancerígeno? Essa é a preocupação, BPA é considerado um poluente, facilmente encontrado na urina humana. Estudos recentes em animais mostram o BPA associado à obesidade, infertilidade, resistência à insulina.

Statistics Canada, agosto de 2010, encontrou dados onde 91% dos canadenses possuiam níveis detectáveis de BPA no organismo. Ainda, em 93% dos americanos com 6 anos ou mais, e 99% de alemães entre 3 a 14 anos de idade.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário