Google Analytics Alternative

HIDRATAÇÃO NO EXERCÍCIO FÍSICO.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011
O Equilíbrio Nutricional promove melhor desempenho físico, contribui à melhor risistência e desempenho, reduzindo a fadiga e desconforto durante os exercícios físicos, promovendo o bem-estar e saúde à quem pratica, nestes casos, composta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (H2O), a água é o mais importante de todos os nutrientes essenciais para a manutenção da vida, a ingestão de água pura, torna-se de igual importância, já que durante os exercícios o organismo consumo mais energia, consequentemente produz mais calor.

A importância da hidratação nos exercícios físicos
A mais leve desidratação - 2% do peso corporal, pode prejudicar a capacidade de realizar um esforço físico. A perda de água excessiva pode promovocar redução no volume sanguíneo e de oxigênio aos tecidos corporais. A reposição apropriada de líquidos antes, durante e após exercícios físicos intensos em um ambiente quente é amplamente aconselhada como o primeiro passo preventivo na redução do risco de danos ao organismo durante treinamentos e competições.

Dependendo do esforço físico e da duração da atividade, a reidratação apenas com água não é o suficiente. A hidratação só de água aumenta a diurese e faz com que diminua a vontade de continuar bebendo. Com o suor, além de água, elimina-se minerais importantes (sódio, potássio, cálcio...) ao equilíbrio de organismo. 

Líquidos que não são repostos na quantidade adequada podem reduzir o desempenho físico, levando à tonturas, taquicardia, cefaléia, bem como cãimbras...
As cãimbras ocorrem por vários motivos:
• Desidratação; falta de potássio (frutas e verduras são ricas em potássio); de cálcio (importantes às contrações musculares); de sódio (sendo o água melhor reabsrovida quando há o sódio em sua composição).

À reidratação:
- Não esperar a sede para reidratar-se;
- Monitorar a perda de líquidos através do peso corporal;
- Líquidos gelados contribuiem ao rápido esvaziamento gástrico;

Líquidos de reposição
Principais objetivos dos líquidos de reposição:
• Repor a água perdida pela sudorese; Fornecer energia através dos carboidratos; Repor de eletrólitos perdidos pelo suor; Evitar efeitos prejudiciais de distúrbios fisiológicos impostos ao organismo pelo exercício; Aumenta o paladar fazendo com que ocorra maior ingestão do líquido.

Os líquidos de reposição devem conter carboidratos e eletrólitos na sua composição. A presença de carboidratos (glicose, maltodextrina) e sódio aumentam consideravelmente a absorção de líquidos.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário