Google Analytics Alternative

NATUREZA, BEM-ESTAR E ECOTURISMO.

domingo, 27 de novembro de 2011
Um refúgio que propõe o contato direto com a natureza e onde a tranquilidade do silêncio se mistura a sinfonia dos pássaros e das águas que caem de cachoeiras de 10 a 40 metros de altura. Imaginar isso hoje em dia, em meio ao caos das grandes e movimentadas cidades, parece um delírio ou uma cobiça irrealizável.

Localizado entre as cidades de São Luís do Paraitinga, Cunha, Parati e Ubatuba (a menos de 200 km da Capital Paulista), o Refúgio das 7 Cachoeiras possui uma paisagem rara com montanhas, mata atlântica nativa, três rios nascentes do Paraíba do Sul, sete cachoeiras, diversos poços de águas cristalinas e o equilíbrio do clima temperado, fresco no verão com o friozinho seco no inverno.

Além do que a própria natureza oferece, a antiga fazenda - hoje com estrutura de pousada - oferece fartura e variedade nos menus do café da manhã, almoço e jantar. Cada receita – comida caseira de tradição caipira - é preparada no fogo à lenha com alimentos fresquinhos da roça.

Socialmente e Ecologicamente Correto
Em uma iniciativa inédita na região de São Luis do Paraitinga, a fazenda oferece ecoturismo e adota soluções de sustentabilidade ambiental, cultural e social. O projeto prevê o envolvimento de estudantes da comunidade local que são preparados e treinados para monitorar passeios e trilhas ecológicas.

Medidas de baixo impacto ambiental foram adotadas, tais como coleta seletiva de lixo, fossa séptica, aquecimento solar, construções em terra crua, horta orgânica e reflorestamento de algumas áreas com plantio de espécies nativas, aplicando conceitos da permacultura. Combinando segurança e conforto, o Refúgio das 7 Cachoeiras oferece a oportunidade de vivenciar plenamente a natureza proporcionando educação ambiental.

Atividades
Trilha das Sete Cachoeiras
Caminhada de sete quilômetros de ida e volta, nível médio, passa por sete cachoeiras de 10 a 40 metros de altura, com diversas quedas e poços de águas cristalinas perfeitas para o banho. O percurso vai até o Mirante Laje da Pedra, local que em dias claros é possível avistar a Serra da Mantiqueira e Itatiaia.

Trilha do Vale Encantado
Passeio de três quilômetros de ida e volta, com uma pitada de emoção. Indicada para quem tem bom preparo físico, chega no Mirante do Pôr-do-Sol, de onde é possível avistar os Vales do Pinga e do Chapéu. O retorno é feito por um rio cheio de cascatas e poços de águas claras decorados por inúmeras orquídeas e bromélias.

Trilha noturna com observação de sacis
São Luís do Paraitinga é a terra do saci pererê e por isso, possui a Sociedade de Observadores de Saci. A trilha é realizada em noite de lua cheia em que diversos animais saem de suas tocas. Com sorte podemos observar alguns desses bichos e até mesmo algum saci. A trilha termina em torno de uma fogueira com violeiros e contadores de causos. Saídas em datas especiais.

Trilha Zen
O grupo é acompanhado por uma terapeuta holística, que propõe vivências e meditações combinando o contato com a natureza e o contato introspectivo.

Trilha de bike
Repleta de belos cenários, a região é destino certo dos ciclistas. O refúgio é base para exploração de vários circuitos, que passam por belos casarões coloniais na estrada Imperial, por cachoeiras e paisagens fascinantes com a florada do Manacá da Serra.

Cascading
Cascading é aplicação do rapel em cachoeiras. Uma equipe profissional opera esta técnica na Cachoeira Arco-Íris, que possui 25 metros de altura. Ideal para iniciantes.

Cavalgada com os Cavaleiros da Cavalhada
Catuçaba preserva uma das Cavalhadas (tradição religiosa que representa a luta de Mouros e Cristãos) mais importantes do Brasil, onde se cultiva a habilidade na condução de cavalos. O passeio oferece cavalgadas com bons cavalos pelas estradas da época do Império, que são os cenários das histórias contadas pelos cavaleiros.

Luau do Sertão
Ao lado de cachoeiras, violeiros e contadores de causos sem reúnem em torno de uma fogueira sob a luz da lua e do céu extremamente estrelado. Nada substitui a sensação de estar na natureza, em pleno sertão.

Refúgio das 7 Cachoeiras
Funciona apenas nos fins de semana, feriados e férias.

Localização: Estrada do Pinga, km 2,5 (Catuçaba) - São Luiz do Paraitinga

Fonte: Texto Ciclo vivo, Refugiodas7cachoeiras, Imagem Revista mundo eco. Acesso em 27/11/2010.

0 comentários:

Postar um comentário