Google Analytics Alternative

DESVENDANDO MITOS SOBRE O FUNCIONAMENTO CEREBRAL.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011
O cérebro humano é um dos organismos mais complexos e, apesar dos esforços dos cientistas, a massa cinzenta que habita nossas cabeças ainda guarda muitos mistérios.


A seguir, especialistas ouvidos pela BBC tentam romper com alguns mitos e inverdades a respeito do cérebro humano e seu funcionamento:

"Usamos apenas 10% do cérebro"
Mapeamento de atividade cerebral mostra que não usamos só 10% de suas funções, explica professora do Reino Unido.

"Foi na década de 1970, quando estava na escola, que ouvi dizer, pela primeira vez, que nós usamos apenas 10% dos nossos cérebros. 'Que incrível', pensei. Talvez haja uma maneira de conseguir acessar aqueles 90% de capacidade cerebral não utilizada. E o que não poderia ser feito com toda a minha massa cinzenta em ação?"

A ideia é absurda. Hoje, avanços em técnicas de mapeamento da atividade cerebral podem provar isso.

"[Exames] funcionais de imagem demonstraram que há poucas partes do cérebro que não podem ser ativadas por algo", diz a professora Sophie Scott, do Institute of Cognitive Science do University College, em Londres.

Mesmo fazendo algo simples, como fechar nossas mãos, usamos muito mais do que 10% do cérebro. Um exame funcional revela que vastas quantidades de células do cérebro entram em ação enquanto planejam e iniciam a contração dos músculos nos dedos e na palma.

"O cérebro tem lado 'lógico' e lado 'criativo'"
Anatomicamente, o cérebro está dividido em duas metades --o hemisfério esquerdo e o direito. Existe uma certa divisão de trabalho entre elas.

"Existem grandes diferenças entre os lados esquerdo e direito do cérebro", diz Scott. "Mas não é o que as pessoas querem dizer quando usam esses termos no discurso comum."

Lendo livros de autoajuda e cursos de administração de empresas, você fica com uma noção de que os dois hemisférios são entidades separadas.

O esquerdo tende a ser mostrado como a morada da lógica e da racionalidade. O direito tende a ser descrito como a fonte da intuição e da criatividade.

Portanto, se você é uma pessoa lógica, usa mais o lado esquerdo. Se você é do tipo sensível e artístico, usa mais o lado direito.

De acordo com o mito, todos nós seríamos mais bem-sucedidos e realizados se aprendêssemos a explorar o potencial total de ambos os hemisférios.

Scott diz que há diferenças na forma como indivíduos lidam com problemas e refletem sobre o mundo, mas isso não tem nada a ver com as diferentes relações de poder entre os dois hemisférios de seu cérebro.

"Algumas pessoas têm ótima capacidade de imaginação visual. Algumas têm boa imaginação auditiva. Existem muitas variações na forma como recebemos informações e as processamos. Mas reduzir isso a cérebro esquerdo 'lógico' e cérebro direito 'criativo' não reflete o que vemos no funcionamento do cérebro. Além disso, isso sugere que você poderia estar usando um hemisfério mais do que o outro e não é assim que funciona."

Os dois hemisférios se comunicam e trabalham juntos por meio de uma rede complexa de cabos fibrosos conhecida como o corpo caloso, ela explica. Eles são complementares e trabalham em parceria.

Fonte: Parte do texto em Folha, leia mais Conheça alguns mitos sobre o funcionamento do cérebro humano. Acesso em 11/11/2011.

0 comentários:

Postar um comentário