Google Analytics Alternative

VITAMINAS E UMA EXCELENTE NUTRIÇÃO ALIADOS À BOA SAÚDE.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Além do Equilíbrio Nutricional, saúde e vitalidade estão relacionadas à inclusão de alimentos funcionais, que além de nutrir podem trazer benefícios adicionais à saúde e estão associados à redução ao risco de doenças.

Características das vitaminas
As vitaminas estão entre os alimentos, sejam de origem animal ou vegetal, a nutrição balanceada deve preencher as recomendações diárias, a fim de manter a saúde do indivíduo.

Vitaminas são substâncias essenciais para manutenção dos processos metabólicos. Conforme Carlos Roberto Douglas (autor de Fisiologia aplicada à nutrição) as principais características das vitaminas são:
- Não são sintetizadas no organismo, caso fossem sua síntese seria insuficiente às suas necessidades;
- Sua origem é principalmente dietética, embora algumas vitaminas possam ser fabricadas pela microbiota intestinal;
- Não contêm energia para ser liberada no organismo;
- Podem necessitar de precursores para se tornarem fisiologicamente ativas no organismo;
- Ou mesmo, podem ser precursoras de outras substâncias ativas;
- Podem participar do metabolismo como coenzimas;
- Apresentam características distintas, como solúveis em água ou solúveis em gorduras;
- Em doses elevadas podem apresentar grau de toxicidade.

De maneira geral, as vitaminas são indispensáveis ao organismo, caso você tenha uma alimentação desbalaceada, certamente poderá ter deficiência vitamínica.


A variedade dos alimentos proporcionam que o organismo possa ter uma disponibidade de nutrientes (vitaminas e minerais), assim que os alimentos são consumidos.

Maçã - Azeitonas - Azeite de oliva - Cebola - Alcachofra - Abacate - Ameixa - Amora - Mirtilo - Brócolis - Couve de Bruxelas - Cenoura - Chocolate mais 70% cacau - Linhaça - Manga - Nozes - Castanhas - Mamão - Batata doce - Cereja - Tomate - Chá verde - Morango - Espinafre - Vinho tinto - Framboesa - Gérmen de trigo - Açai - Orégano - Aveia - Uva - Gengibre - Cúrcuma ...

A lista é grande de alimentos, mas de forma individual, cada alimento promove uma resposta distinta em um organismo e outro. Por exemplo, há indivíduos sensíveis à proteína animal, outros ao glúten, à alimentos isolados como tomates, mangas... analisar como você se sente ao consumir cada alimento é o ponto principal na escolha de seu cardápio.

Alguns alimentos isoladamente já trazem muitos benefícios à saúde, como prevenção de doenças cardiovasculares, controle da glicemia, aumento da imunidade, bom funcionamento intestinal, entretanto, conforme pesquisas, quando combinados uns com os outros (de forma sensata), os potenciais efeitos só aumentam.

Acelerar o metabolismo?
Canela, soja e chá verde podem trazer bons resultados, graças à ação termogênica destes, junto aos polifenóis do chá verde. O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas presentes. Já, a canela contém compostos antioxidantes, podem ajudar a reduzir os fatores de risco associados com a diabetes e doenças cardíacas. Entre as substâncias funcionais no chá verde estão os polifenóis, como as catequinas, já na soja as substâncias ativas são as isoflavonas, como a genisteína, a daidzeína e a gliciteína.

Prepare no liquidificador: 1 xícara de chá verde pronto, 1/2 copo de extrato de soja (leite de soja), 1 banana com 1 colher rasa de chá de canela e guaraná em pó.

Energia esgotada?
Estar em meio a rotina estressante pede que nutrientes sejam consumidos. Aminoácidos essenciais, ácidos graxos essenciais, magnésio, cálcio, vitaminas do complexo B fazem seu papel quando as energia estão esgotadas. As sementes estão ganhando destaque na alimentação e têm muito a oferecer à saúde. Além da linhaça, temos as sementes de girassol, abóbora, gergelim... As sementes incrementam o cardápio e contribuem em pequenas porções com nutrientes importantes, fornecem substâncias antioxidantes e muitas são riquíssimas em fibras. O gergelim é rico em ácidos graxos insaturados e proteínas, cálcio, além de fibras, vitaminas do Complexo B como B1, B3, B6, vitamina E e minerais como ferro, fósforo, magnésio, manganês.

Prepare, suco com 1 copo de água filtrada, 1 folha de couve, 100 g de morango, 1 colher de sopa de semente de gergelim, 1 colher de sopa de semente de abóbora, 1 castanha do Pará.

Proteção às artérias?
Ácidos graxos essenciais que são encontradas em óleos vegetais e peixes de água fria, entre eles o ácidos linoléico ou ômega 6 e o ácido linolênico ou ômega 3, assim são denominados por causa de sua estrutura química. As gorduras monoinsaturadas também são necessárias ao organismo provindas de oleaginosas, como variedades de castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, além de abacates. Frutas vermelhas;roxas como morangos, mirtilos, amoras também contribuem ao sistema cardiovascular,´já que são ricas em antioxidantes.

Prepare ao lanche, uma porção de abacate misturado à gotas de limão, pitadas de cacau e café em pó, sementes de linhaça moída juntamente à uma colher de sopa de amêndoas.


Os alimentos que consome devem nutrir e trabalhar à seu favor!

Fonte: Texto de Greice Caroline Baggio - NUTRIÇÃO CLÍNICA.

0 comentários:

Postar um comentário