Google Analytics Alternative

CONTROLE A FOME. INCLUA ALIMENTOS SAUDÁVEIS E OBTENHA SAÚDE.

sábado, 19 de novembro de 2011
Alterações no humor podem estar relacionado a uma redução do funcionamento intestinal, isto ocorre porque em torno de 90% da serotonina é produzida no intestino. Cereais integrais são ricos em fibras e minerais, já o mel e a alcachofra são alimentos prebióticos que melhoram microbiota intestinal, aumentando a produção de serotonina.

Ansiedade, fome fora do controle? O que é comum nestas situações é a diminuição ou mesmo a falta de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro, responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, como serotonina, dopamina e noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação calmante, a dopamina e a noradrenalina proporcionam disposição e energia ao organismo. Vários estudos científicos têm demonstrado que certos alimentos ajudam a combater a depressão, a ansiedade e melhorar o humor, pelo fato que estimulam a produção e a liberação destes neurotransmissores.

Nossos níveis cerebrais dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e de carboidratos, fontes de triptofano, como damasco, banana com aveia, castanhas. Alimentos ricos em carboidratos complexos como trigo integral, aveia. Um alimento rico em carboidrato complexo e pobre em gordura ou proteína permite que o triptofano esteja disponível ao cérebro, onde é transformado em serotonina, neurotransmissor que auxilia na sensação de prazer, bem-estar.

Vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns minerais estão envolvidos na modulação do humor, como o cálcio, o magnésio e o zinco. Fontes de ácido fólico encontrado no espinafre, feijão branco, laranja, aspargo, maçã e soja, ômega-3 como peixes, óleos de peixe, linhaça e de selênio, encontrados nas castanhas, nozes, amêndoas, trigo integral e peixes também são essenciais.

A vitamina B6 é integrante de uma enzima que participa da produção dos neurotransmissores, encontrada nos cereais integrais, na semente de gergelim, alho, banana, atum.

Não existem alimentos milagrosos quando consumidos isoladamente, o que conta é a variedade e a combinação adequada entre eles.

CONTROLE A FOME, PARA ISSO:
AVEIA: O glúten presente também na aveia traz complicações quando consumido em excesso, mas quando incluída na porção adequada a aveia é funcional; Rica em fibras e um carboidratos complexo, mantém os níveis de açúcar no sangue estáveis por mais tempo, dão saciedade e manter o intestino em funcionamento. Os cereais integrais (gérmen de trigo, fibra de trigo...) em geral, auxiliam no trânsito intestinal, já que possuem fibras, tornam a digestão mais lenta, assim contribuem para a saciedade.

LATÍCINIOS DESNATADOS (queijos magros, iogurtes): Fontes proteínas, cálcio, vitaminas A, B12. As proteínas auxiliam na saciedade, são de digestão mais lenta, reduzindo o tempo de esvaziamento gástrico.

NOZES, CASTANHAS (OLEAGINOSAS EM GERAL): Densamente calóricas, mas excelentes em pequenas porções; São ricas em gorduras monoinsaturadas, proteínas, vitamina E, magnésio, ácido fólico, fósforo. As gorduras e proteínas de qualidade auxiliam na sensação de saciedade, são macronutrientes de lenta digestão, permanecem por mais tempo no estômago, além de nutrientes essenciais que auxiliam nas funções vitais do organismo.

FRUTAS: São boas fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o funcionamento do organismo, além de conterem uma significativa quantidade de água. Fibras e água auxiliam na plenitude gástrica.

BUSQUE SAÚDE! PARA ISSO:
- Consuma uma variedade de alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, tubérculos e folhas verdes que fornecem fibras, vitaminas, minerais, além de substâncias antioxidantes que retardam o envelhecimento e desintoxicam o organismo;

- Procure incluir no seu cardápio: levedo de cerveja (rico em vitaminas do complexo B), gérmen de trigo (fonte de fibras, vitaminas e sais minerais), gergelim (fonte de cálcio, vitaminas e proteínas), sementes e oleaginosas (fonte de proteínas e vitaminas);

- As fibras são importantes para evitar a constipação intestinal, o câncer de cólon e prevenir a aterosclerose, encontramos em hortaliças, frutas, frutas secas, gérmen de trigo, farelo de aveia;

- Prefira as carnes como frango e peixe. Os peixes ricos em ômega-3 como cavala, sardinha, arenque, sardinha, salmão, protegem o sistema cardiovascular, reduzindo o colesterol LDL e os triglicerídeos, combatem a depressão e o câncer. As semente de linhaça e o óleo de linhaça também são ricos em ômega 3;

- Os óleos vegetais poliinsaturados (prensados a frio), como o azeite de oliva é rico em ômega-9, ao qual protege o sistema cardiovascular, quando consumido com moderação, contribuindo para a redução do colesterol LDL;

- O alho e temperos como o orégano possuem propriedades importantes: auxiliam a manter a pressão arterial normal, agem como antibacteriano e antinflamatório, previnem a formação de coágulos sanguíneos, reduzem o colesterol LDL;

Acredito que você esteja apaixonado (a) e empenhado (a) para cuidar de sua saúde; Lembre-se que, a variedade e moderação contribuem à saúde do corpo.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário