Google Analytics Alternative

RUTINA, PRESENTE EM VEGETAIS PREVINE A FORMAÇÃO DE COÁGULOS SANGUÍNEOS.

sexta-feira, 11 de maio de 2012
Um composto do flavonoide encontrado em frutas e vegetais e vendido como suplemento dietético é capaz de inibir a formação de coágulos sanguíneos. A afirmação é de pesquisadores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos.
A descoberta identifica o composto, chamado rutina, como uma nova estratégia para prevenção da trombose e pode melhorar o tratamento de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e embolia pulmonar.

O estudo se concentrou na proteína de dissulfureto isomerase (PDI), que é encontrada em todas as células do organismo. Pesquisas anteriores mostraram que PDI é rapidamente segregada das plaquetas e das células endoteliais durante a trombose, quando um coágulo se forma em um vaso sanguíneo, e que a inibição de PDI poderia bloquear a trombose em um modelo de rato.

No entanto, como PDI intracelular é necessário para a síntese adequada de proteínas, os cientistas tiveram que identificar um composto específico que poderia bloquear o PDI causador da trombose, sem inibir o PDI intracelular.

Após analisar mais de 5 mil compostos, a equipe identificou a quercetina-3-rutinosídeo (rutina) como o agente mais potente para inibir PDI.

A rutina é um bioflavonoide encontrado naturalmente em muitas frutas e vegetais, incluindo cebolas, maçãs e frutas cítricas, bem como chás, além de ser vendido como um suplemento dietético.

Surpreendentemente, os estudos da molécula de rutina demonstraram que a mesma parte da molécula que fornece à rutina a capacidade de inibir PDI também evita que o composto entre nas células.

"Essa descoberta explica como este composto pode ser tanto um inibidor potente de PDI quanto um complemento alimentar seguro", observa o líder da pesquisa Robert Flaumenhaft.

A equipe passou a testar o composto em um modelo do rato com trombose. "Rutina provou ser o composto antitrombótico mais potente já testado neste modelo. O composto inibiu a acumulação de plaquetas e a geração de fibrina durante a formação dos coágulos", ressalta Flaumenhaft.

Segundo os pesquisadores, a droga segura e de baixo custo que pode reduzir coágulos recorrentes vai ajudar a salvar milhares de vidas.

A equipe planeja agora um ensaio clínico a fim de estabelecer a segurança de uma nova droga baseada no composto rutina.

Fonte:
I Saúde, Substância presente em frutas e vegetais previne formação de coágulos sanguíneos. Composto rutina ajuda a impedir trombose e pode melhorar tratamento de AVC, ataque cardíaco e embolia pulmonar. Acesso em 11/05/2012.

2 comentários:

{ Unknown } at: 25 de agosto de 2015 às 10:58 disse...

bom dia! me chamo luciene e estou fazendo o uso de rutina junto com castanha da india e so fazem cinco dias....gente ,parece mentira mais minhas varizes estao bem sequinhas e meus vasos que tinha nas pernas e coxas quase nao aparecem mais e também minha celulite diminui muuuiiito.. estou muito feliz com o resultado!

{ Alexandra Caldas } at: 21 de dezembro de 2015 às 19:53 disse...

Olá Luciene,
A rutina que vc está tomando é em alimentos, ou vc toma em suplemento alimentar?
Obrigada.

Postar um comentário