Google Analytics Alternative

PERDA DE PESO CONTRIBUI À REDUÇÃO DE MARCADORES DE INFLAMAÇÃO NO ORGANISMO.

quinta-feira, 3 de maio de 2012
Mulheres na pós-menopausa com sobrepeso ou obesas que perderam pelo menos 5% do seu peso corporal tiveram uma redução mensurável em marcadores de inflamação, de acordo com um estudo divulgado pela American Association for Cancer Research.

Segundo os pesquisadores, os resultados mostram uma relação entre a obesidade e o risco de câncer.

"Tanto a obesidade quanto a inflamação estão relacionadas a vários tipos de câncer, e este estudo mostra que se você reduzir o peso, você também pode reduzir a inflamação", afirma a pesquisadora Anne McTiernan, do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos.

As mulheres no ensaio foram designadas para uma intervenção de perda de peso com uma meta de 10% de redução durante o curso de um ano através de uma intervenção com dieta combinada ou não com exercícios.

De acordo com McTiernan, o programa foi altamente viável e reprodutível já que não impõe uma perda de peso drástica.

Os pesquisadores mediram os níveis de proteína C-reativa, amiloide A sérica, interleucina-6, leucócitos e neutrófilos em 439 mulheres.

No final de um ano, a proteína C-reactiva reduziu em 36,1% no grupo que fez apenas dieta e diminuiu 41,7% no grupo que fez dieta e praticou exercício. A interleucina-6 diminuiu 23,1% no grupo de dieta e 24,3% no grupo dieta mais exercício.

McTiernan e colegas encontraram uma resposta à dose leve, pois não houve maiores reduções nessas medidas entre as mulheres que perderam pelo menos 5% do seu peso corporal. Eles também descobriram que o exercício sozinho, sem a dieta, teve pouco efeito sobre os marcadores de inflamação.

"Este estudo contribui para a crescente compreensão que temos sobre a ligação entre obesidade e câncer, e parece que pode afetar diretamente a inflamação através de meios não farmacêuticos", conclui McTiernan.

Fonte:
I Saúde, Perda de peso leva à redução nos marcadores de inflamação no organismo. Descoberta auxilia no entendimento da relação entre obesidade e o maior risco de desenvolver vários tipos de câncer. Acesso em 03/05/2012.

0 comentários:

Postar um comentário