Google Analytics Alternative

ÓLEO DE ABACATE CONTRA OS EFEITOS DOS RADICAIS LIVRES.

quarta-feira, 23 de maio de 2012
Óleo de abacate oferece proteção contra efeitos nocivos dos radicais livres - moléculas instáveis associadas ao envelhecimento, além de doenças como hipertensão e diabetes. É o que aponta estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Michoacán, no México. 

Os efeitos destrutivos dos radicais livres há muito tem motivado pesquisadores a estudar os antioxidantes - moléculas capazes de combater os radicais livres - presentes em frutas e legumes, como cenouras e tomates. No entanto, resultados têm sido pouco efetivos.

"O problema é que os antioxidantes nessas substâncias não conseguem entrar nas mitocôndrias. Com isso, os radicais livres danificam as mitocôndrias, fazendo a produção de energia da célula parar, e ela entra em colapso e morre," explica Christian Cortés-Rojo. Mas, em estudos recentes, o pesquisador encontrou evidências de que o óleo de abacate tem efeitos protetores contra os radicais livres nas mitocôndrias.

Segundo Cortés-Rojo, o óleo de abacate permitiu que células de levedura sobrevivessem à exposição a altas concentrações de ferro, que produz uma enorme quantidade de radicais livres, "mesmo em níveis mais elevados do que os encontrados em algumas doenças humanas."

"Esses resultados podem ser atribuídos ao fato de que o óleo de abacate acelera a respiração da mitocôndria, o que indica que o uso de nutrientes para a produção de energia para as funções celulares continua a ser eficaz, mesmo em células atacadas pelos radicais livres," explica.

"Em alguns países do Mediterrâneo, a pequena ocorrência dessas doenças, ou mesmo a inexistência delas, têm sido associadas com o alto consumo de óleo de oliva. O azeite tem uma composição de gordura similar à encontrada no óleo de abacate. Portanto, o óleo de abacate poderia eventualmente ser chamado de azeite de oliva das Américas," conclui.

Estudo mostra que o óleo de abacate permite que células de levedura sobrevivam à exposição a altas concentrações de ferro, que produz enorme quantidade de radicais livre.

Fonte:  ISaúde, Óleo de abacate oferece proteção contra efeitos nocivos dos radicais livres. Estudo sugere que o óleo de abacate pode ser o "azeite de oliva das Américas" e combater doenças como hipertensão e diabetes. Acesso em 23/05/2012.

0 comentários:

Postar um comentário