A pesquisa revela que adultos mais velhos que bebiam ao menos três xícaras de café, com cafeína ou descafeinado, por dia apresentaram menor risco de morte geral do que outros que não consumiam a bebida.
As pessoas que tomaram café tiveram uma probabilidade menor de morrer por doenças cardíacas, respiratórias, problemas cerebrais, lesões, diabetes e infecções, embora não tenha sido observada associação com o câncer.
A equipe, liderada por Neal Freedman e seus colegas, avaliou 400 mil homens e mulheres de 50 a 71 anos de idade. Eles descobriram ainda que a relação entre a bebida e a redução no risco de morte aumentou de acordo com a quantidade de café consumida.
Em relação aos homens e mulheres que não bebiam café, aqueles que consumiram três ou mais xícaras de café por dia tinham um risco cerca de 10% menor de morte.
"O café é uma das bebidas mais consumidas nos Estados Unidos, mas a associação entre consumo de café e o risco de morte não tinha sido claro. Descobrimos que o consumo de café é associado com menor risco de morte em geral e de morte em função de várias causas diferentes. Embora não podemos inferir uma relação causal entre o consumo de café e menor risco de morte, acreditamos que esses resultados fornecem garantia de que o consumo de café não prejudica a saúde", afirma Freedman.
Os pesquisadores alertam que não podem assegurar que essas associações significam que tomar café realmente leva as pessoas a viverem mais tempo.
"O mecanismo pelo qual o café protege contra o risco de morte se, de fato, a constatação reflete uma relação causal, não é claro, porque o café contém mais de mil compostos que podem potencialmente afetar a saúde. O composto mais estudado é a cafeína, apesar de nossos resultados terem sido semelhantes entre as pessoas que relataram consumo de café com e sem a substância", conclui o pesquisador.
Veja mais detalhes sobre esta pesquisa (em inglês).
Fonte: I Saúde, Consumir três xícaras de café por dia reduz risco de morte em 10%. Pessoas que tomaram café com e sem cafeína tiveram menor risco de morrer por doenças cardíacas, respiratórias e diabetes. Acesso em 19/05/2012.
E você caro leitor, inclui café no dia-a-dia?
0 comentários:
Postar um comentário