Por definição, uma caloria é a quantidade de energia necessária para fazer subir em um grau a temperatura de um grama de água. Isto faz-se em laboratório num aparelho chamado calorímetro. Ora a maneira como se queima os nutrientes é completamente distinta consoante é efectuada num calorímetro ou no nosso corpo. Na realidade as calorias não são todas iguais. Vejamos alguns exemplos: a ingestão de 100 calorias de proteína obriga a um gasto energético de 30 calorias para as transformar dentro do nosso organismo. Restam então 70 calorias, e estas não têm a capacidade de libertar insulina – o hormônio do armazenamento. Já se as calorias forem provenientes de gordura, para além de também não interferirem nos processos de armazenamento, são altamente saciantes.
Todos sabemos que uma refeição rica em gordura nos faz ficar sem fome durante muito tempo. O caso dos hidratos de carbono é completamente inverso. A ingestão dos HC faz libertar insulina, e o excesso de glicose oriundo da sua transformação é convertido a triglicéridos que se depositam nas artérias, nas vísceras...os “pneus”. O pior de todos os HC é a frutose pois quase toda é convertida pelo fígado em gordura, lesando o fígado – fígado gordo – com a continuação do processo. Daí devermos evitar os sumos (mesmo os caseiros feitos com fruta) e os refrigerantes. O álcool provem de um processo similar. Segundo a investigação científica de ponta nós estamos preparados para consumir um máximo de 15 gramas de frutose por dia, o que se encontra em média em duas porções de fruta. Assim, parece certo ingerir uma porção de fruta – é conveniente variar – às refeições. Raramente temos o hábito de comer frutos secos, e no entanto são extraordinariamente saudáveis. Agora que é tempo de por o corpo em evidência, devemos ter muito cuidado com o que comemos de maneira a estarmos em boa forma e livres de doenças como a obesidade, diabetes, cardiovascular, etc. É que as calorias não são todas iguais ...
Fonte: Adaptado de Dr. Luis Romariz, O mito das calorias. Acesso em 03/05/2012. É o pioneiro da medicina Anti-Aging em Portugal É o fundador do Instituto Médico NewAge, no Porto.
0 comentários:
Postar um comentário