Google Analytics Alternative

HIPÓXIA PODE EXPLICAR O CRESCIMENTO DE TUMORES.

sábado, 5 de maio de 2012
Baixos níveis de oxigênio nas células podem ajudar a explicar o crescimento incontrolável de tumores em alguns tipos de cânceres, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

A pesquisa, publicada no Journal of Molecular Cell Biology, questiona as crenças amplamente aceitas de que as mutações genéticas são responsáveis pelo crescimento do câncer.

Segundo os pesquisadores, se a hipóxia, ou baixos níveis de oxigênio nas células, for provada como fator-chave de certos tipos de câncer, o tratamento para curar da doença poderia mudar de forma significativa.

A equipe de pesquisa, liderada por Ying Xu analisou amostras de dados de RNA mensageiro, também chamado dados de transcriptoma, de sete tipos diferentes de câncer em um banco de dados publicamente disponível.

Eles descobriram que, em longo prazo, a falta de oxigênio nas células pode ser um motor essencial do crescimento do câncer.

Estudos anteriores mostraram que baixos níveis de oxigênio nas células são um fator que contribui no desenvolvimento do câncer, mas não a força motriz para o crescimento da doença.

De acordo com Xu, as altas taxas de incidência de câncer em todo o mundo não podem ser explicadas apenas pelas mutações genéticas. "Remédios contra o câncer tentam chegar à raiz no nível molecular, de uma mutação particular, mas o câncer muitas vezes ignora. Então nós achamos que as mutações genéticas, possivelmente, podem não ser o principal impulsionador do câncer", afirma Xu.

A equipe baseou-se no gene HIF1A como um biomarcador da quantidade de oxigênio molecular na célula. Todos os sete tipos de câncer mostraram quantidades crescentes de HIF1A, indicando os níveis de oxigênio diminuindo nas células cancerosas.

Baixos níveis de oxigênio em uma célula interrompem a atividade de fosforilação oxidativa, ou seja, a conversão de alimentos em energia. À medida que o oxigênio diminui, as células mudam para a glicólise para produzir suas unidades de energia, chamadas ATP. A glicólise é uma maneira drasticamente menos eficiente para obtenção de energia, e assim as células cancerosas devem trabalhar ainda mais para obter mais comida e sobreviver.

Quando os níveis de oxigênio se reduz drasticamente o processo de angiogênese, ou criação de novos vasos sanguíneos, começa e, assim, o crescimento do tumor.

Xu explica que este novo modelo de crescimento de câncer pode ajudar a explicar por que muitos cânceres se tornam resistentes a medicamentos tão rapidamente, muitas vezes dentro de três a seis meses. Ele ressaltou a importância de testar o novo modelo através de pesquisas futuras experimentais.

Fonte:
I Saúde, Baixos níveis de oxigênio podem explicar crescimento incontrolável de tumores. Pesquisa questiona teoria de que mutações ditam propagação do câncer e pode mudar tratamento da doença de forma significativa. Acesso em 05/05/2012.

0 comentários:

Postar um comentário