Google Analytics Alternative

ISOTÔNICOS CAUSAM DANOS AO ESMALTE DOS DENTES.

quinta-feira, 3 de maio de 2012
Estudo recente divulgado pela Academy General Dentistry, nos Estados Unidos, afirma que isotônicos e bebidas energéticas causam danos irreversíveis aos dentes. Resultados mostram que os níveis elevados de acidez destas bebidas causam a corrosão do esmalte dos dentes.

"Jovens adultos consomem estas bebidas pensando que vão melhorar seu desempenho esportivo (...) e a maioria destes pacientes fica chocada ao saber que estão essencialmente banhando seus dentes de ácido", diz o principal líder do estudo Poonam Jain.

Os pesquisadores examinaram os níveis de acidez em 13 bebidas esportivas e nove bebidas energéticas. Eles descobriram que os níveis de acidez podem variar entre marcas de bebidas e sabores da mesma marca. Para testar o efeito dos níveis de acidez, os investigadores colocaram amostras do esmalte presente nos dentes humanos submersos durante 15 minutos em isotônicos e bebidas energéticas. Em seguida, a equipe imergiu as amostras em saliva artificial durante duas horas. Este ciclo foi repetido quatro vezes ao dia durante cinco dias e as amostras foram armazenadas em saliva artificial fresca em todas as outras vezes.

"Este tipo de teste simula a mesma exposição que uma grande proporção de adolescentes e jovens adultos norte-americanos está submetendo seus dentes regularmente quando bebem uma dessas bebidas ", diz o Dr. Jain.

Os pesquisadores descobriram que o dano ao esmalte foi evidente após apenas cinco dias de exposição aos isotônicos, apesar de as bebidas energéticas terem mostrado um potencial significativamente maior de danos aos dentes. Na verdade, os autores descobriram que bebidas energéticas causam duas vezes mais danos aos dentes do que os isotônicos.

Os danos causados ao esmalte do dente são irreversíveis, e sem a proteção do esmalte, os dentes se tornam excessivamente sensíveis e propensos a cáries e à deterioração.

Recomendação
A dentista Jennifer Bone recomenda a diminuição da ingestão de isotônicos e bebidas energéticas. Ele aconselha ainda que após o consumo dessas bebidas as pessoas masquem um chiclete sem açúcar ou lavem a boca. "As duas táticas aumentam o fluxo de saliva, que naturalmente ajuda a devolver os níveis normais de acidez na boca", diz ela.

Além disso, é indicado esperar pelo menos uma hora para escovar os dentes após a ingestão de isotônicos e bebidas energéticas. "Caso contrário, a acidez será espalhada sobre as superfícies dos dentes, aumentando a ação corrosiva", conclui Jennifer.

Pesquisadores descobriram que danos ao esmalte foram evidentes após apenas cinco dias de exposição aos isotônicos.

Fonte: I Saúde, Texto em imagem. Isotônicos e bebidas energéticas causam danos irreversíveis aos dentes. Níveis elevados de acidez destas bebidas causam a corrosão do esmalte dos dentes, os tornando mais sensíveis e propensos a cáries. Acesso em 03/05/2012.

0 comentários:

Postar um comentário