Google Analytics Alternative

ALIMENTAÇÃO INSUFICIENTE PODE TORNAR O ORGANISMO VULNERÁVEL A DOENÇAS INTESTINAIS.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Capazes de causar inflamações desordenadas em diferentes partes do tubo digestório, área do corpo que se estende da boca até o ânus, a retocolite ulcerativa inespecífica e a doença de Crohn instigam a medicina por não terem uma causa clara. Os especialistas acreditam que os dois tipos de doença inflamatória intestinal (DII) surgem devido a uma mistura de fatores genéticos, ambientais e emocionais. Agora, um estudo com ratos de laboratório publicado recentemente pelo World Journal of Gastroenterology associa casos mais graves da doença a uma alimentação insuficiente.

Na pesquisa, especialistas da Universidade Michigan perceberam que camundongos submetidos a uma dieta de baixa caloria morreram mais rápido que outras cobaias depois de todos terem sido contaminados por uma bactéria que ataca o cólon e provoca um quadro semelhante ao da retocolite ulcerativa.

— O estudo revelou que uma pessoa que segue uma dieta com calorias restritas pode impedir o sistema imunológico de responder a uma infecção desse tipo — esclarece Jenifer Fenton, professora do Departamento de Ciência Alimentícia e Nutrição Humana da universidade norte-americana.

Segundo ela, estudos futuros devem examinar melhor a associação entre a porcentagem de gordura e as respostas do sistema imunológico.

— Entender como a dieta de baixa caloria aumenta a mortalidade pode nos levar a novos tratamentos da doença em humanos — observa.

Segredo (sempre) é o equilíbrio
Para Paulo Gonçalves de Oliveira, vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC), os resultados abrem novas possibilidades de pesquisa, mas devem ser vistos com cuidado. Além de o estudo ter sido realizado em camundongos, que em grande parte das vezes reagem de maneira diferente do homem, há a chance de a restrição de calorias ter levado os animais à desnutrição, que pode tornar o organismo fragilizado e mais sujeito à ação de bactérias.

Oliveira, que também é chefe do Serviço de Coloproctologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), lembra que outros estudos mostraram aumento nas mortes de animais com restrição calórica e submetidos a infecção pelo vírus da gripe (influenza).

— A lição que deve ficar talvez seja que uma dieta equilibrada, sem exageros tanto nas restrições quanto nos abusos, represente o melhor caminho para uma vida saudável — ressalta.

Décio Chinzon, gastroenterologista, comenta que o artigo americano é muito interessante, mas também pede cautela.

— O estudo demonstra um processo interessante, mas outras pesquisas devem ser feitas com pessoas para vermos se o resultado é semelhante em humanos. Nos últimos cinco anos, as pesquisas nessa área cresceram muito e procuraram determinar o que pode causar as DII. Nunca achamos um agente causador da doença, e, como ela é crônica, não tem cura, apenas tratamento — finaliza.

Defesa
O sistema imunológico é a capacidade do organismo de combater bactérias, vírus ou fungos invasores. Ele atua destruindo ou neutralizando os micro-organismos que o corpo reconhece como ameaça. As amígdalas, o baço e a medula óssea são alguns dos órgãos vitais que ajudam nesse tipo de defesa. Problemas como a deficiência de nutrientes, a baixa acidez do estômago, a falta de células brancas no sangue e males podem baixar a imunidade do corpo, deixando-o vulnerável.

Fonte: ZeroHora, Dieta de baixa caloria pode tornar o organismo mais vulnerável a doenças inflamatórias intestinais. Acesso em 01/05/2012.

0 comentários:

Postar um comentário