Google Analytics Alternative

CAFÉ COMO ALIADO EM CRIANÇAS COM HIPERATIVIDADE.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Coimbra, em Portugal, demonstrou que a administração de cafeína, em doses equivalentes a três ou quatro xícaras de café por dia, controla o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças.
Os resultados sugerem que a substância atua sem causar efeitos secundários como a dependência, que ocorre com o uso do medicamento ritalina, remédio derivado da anfetamina utilizado atualmente para controlar a patologia.

O estudo, que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos três anos em ratos, mostra que a cafeína é benéfica porque restabelece a função da dopamina enquanto neurotransmissor no cérebro.

O trabalho também permitiu evidenciar diversas modificações que ocorrem no cérebro em situações de déficit de atenção e hiperatividade.
Segundo o líder da pesquisa, Rodrigo Cunha, é seguro afirmar que o consumo de café é benéfico em crianças e adolescentes, mas a prática clínica deve obedecer a todo um protocolo.

"Os resultados obtidos carecem ainda de ensaios clínicos mais completos e, por isso, não se deve ainda recomendar a responsáveis por crianças hiperativas a inserção de café na sua dieta", ressalta Cunha.

De acordo com os autores, as conclusões, a serem publicadas na revista European Neuropsychopharmacology, são promissoras para o desenvolvimento de uma nova geração de medicamentos muito mais seletivos, ou seja, que atuam apenas no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade, sem causar efeitos colaterais ou secundários, como toxicidade e dependência.

Fonte:
I Saúde, Consumo de cafeína pode tratar crianças com transtorno de hiperatividade. Pesquisa revela que três ou quatro xícaras de café por dia restabelecem função da dopamina no cérebro sem causar efeito colateral. Acesso em 11/05/2012.

0 comentários:

Postar um comentário