Google Analytics Alternative

VAI PREPARAR SUCOS?

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Qual a melhor forma de preparar os sucos: centrífuga ou liquidificador?
Preparando o suco no liquidificador, a concentração de fibras é maior, essenciais ao processo de eliminação, saciedade, sendo também necessário o acréscimo de líquidos, como a água filtrada para a preparação. Já, quando preparado na centrífuga a quantidade de fibras diminui, entretanto a concentração de nutrientes, como vitaminas e minerais aumenta. A utilização do liquidificar é importante para casos de constipação, auxiliando na função intestinal. Utilizar a centrifuga é útil em dietas específicas, como jejum ou dieta líquida restritiva, conforme seus ingredientes, o suco também é útil para aumentar as defesas imunológicas. Pelas vantagens dos processos de preparação ambos meios podem ser utilizados. Para o preparo no liquidificador, brotos, hortaliças, legumes e frutas e para a centrífuga, frutas inteiras, legumes crus, raízes.

Frutas utilizadas:
Abacate, açaí, manga, banana, caqui, são exemplos de frutos mais calóricos, seja por concentração de frutose ou lipídeos. As mais utilizadas em sucos são: limão, laranja, uva, melancia, melão, morango, pêssego, pêra, maçã. A frutose deve ser controlada aos diabéticos. Já os lipídeos do abacate e açaí fazem bem ao sistema cardiovascular. O ideal é não ultrapassar as porções diárias, consumindo uma porção por refeição. Sabemos que o consumo exagerado de frutose também pode influenciar no ganho de peso, pois:
- A frutose não estimula adequadamente a insulina, que por sua vez, não suprime a grelina (hormônio da fome) e não estimular a leptina (hormônio da saciedade), sendo metabolizada de forma diferente, ao longo contribui à resistência à insulina, predispondo ao Diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Prefira sucos com HORTALIÇAS E LEGUMES; conforme estudo conduzido pelo Baylor College of Medicine (2009), ingerir todos os dias pelo menos um copo de suco de vegetais, pobre em sódio, pode auxiliar indivíduos com excesso de peso e síndrome metabólica a emagrecer. O que este estudo apenas comprova é que o consumo de sucos de vegetais, associados a dietas balanceadas é uma ferramenta para a redução do peso não só para a redução do peso e diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Requisitos ao preparo:
Sempre que possível escolha produtos orgânicos, com o cuidado para que estejam frescos, maduros, e bem lavados (higienizados), realizando combinações adequadas entre os alimentos, para não provocar problemas digestivos, lembrando da frutas monofágicas, por exemplo. As cascas de frutas específicas, com menores concentrações de agrotóxicos, por exemplo, se o alimentos não for orgânico, pode ser incluída, desde que após realizada a higienização correta.

O ideal é preparar os sucos em casa usando frutas, hortaliças, legumes, brotos, cereais, sementes, raízes (tubérculos). Ingerir logo após o seu preparo, pois a oxidação ocorre após a trituração do alimento, perdendo suas propriedades nutricionais iniciais.

Vantagens da SUCOTERAPIA:
- Proporciona hidratação, repondo os líquidos corporais; Promove purificação do sangue; Auxilia na eliminação de toxinas; Promove absorção de nutrientes mais rapidamente; Promove rejuvenescimento às células; Auxilia no trânsito intestinal; Promove aumento das defesas imunológicas; Auxilia no controle da pressão arterial, sendo útil para o sistema cardiovascular.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário