12 ALIMENTOS QUE ALIVIAM DORES NAS ARTICULAÇÕES

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A pesquisa mostrou que certos antioxidantes podem ajudar
a prevenir artrite, retardar sua progressão, e aliviar a dor.
A única solução que os medicamentos dão são temporariamente mascarar a dor; e cirurgias podem acarretar em um grande número de complicações. Mas a natureza nos proporcionou muitos alimentos anti-inflamatórios que não só trabalham sem efeitos colaterais, como também acrescentam nutrientes e sabor à mesa. Confira quais são estes alimentos anti-inflamatórios:

1. Frutos: morangos, mirtilos, framboesas ajudam no desgaste nas articulações. Nestes frutos estão presentes a vitamina C que mantém os radicais livres - moléculas que danificam as células produzidas por inflamação. A pesquisa mostrou que certos antioxidantes podem ajudar a prevenir artrite, retardar sua progressão, e aliviar a dor. Além disso, a vitamina C também desempenha um papel importante na formação de colágeno, um componente chave da cartilagem e osso. Outros alimentos ricos em vitamina C incluem laranja, goiaba, brócolis, abacaxi e mamão.

2. Óleo de linhaça: Uso de óleo de linhaça reduz a dor devido a qualquer tipo de condição inflamatória, Ácidos graxos Omega-3 presentes na linhaça são as mais saudáveis fontes de gorduras para pessoas com artrite ou outras doenças inflamatórias.. Estes ácidos gordos estimulam a produção de substâncias químicas do corpo que ajudam a controlar a inflamação - nas articulações, a circulação sanguínea e os tecidos. Você pode notar uma redução na dor nas articulações apenas adicionando 1-3 colheres de sopa por dia de óleo de linhaça na sua dieta.

3. Peixe: Determinadas variedades de peixes como salmão, atum, sardinha, cavala e anchova são ricos em ômega-3 os ácidos gordos que podem reduzir a inflamação e aliviar a dor nas articulações. Além disso, alguns destes peixes (como salmão, cavala, sardinha e arenque) também são ricos em vitamina D. Vitamina D é importante não só para manter os ossos, mas também para outras funções do corpo, incluindo a saúde das articulações. Estudos têm demonstrado que a obtenção de quantidades adequadas de vitamina D reduz o risco de artrite reumatóide e osteoartrite.

4. Cúrcuma: Esta especiaria indiana comumente encontrada na maioria das cozinhas contém um poderoso, composto não-tóxico chamado curcumina que tem sido comprovada suas contribuições à saúde por conter propriedades anti-inflamatórias. Tome meia colher de chá de com água quente pelo menos três vezes em um dia.

5. Soja: A soja é rica fonte de isoflavonas, que são hormônios vegetais com função anti-inflamatória. Você pode tê-lo na forma de leite de soja, caril de soja e até mesmo chapattis soja.

6. Chá verde: Os flavonóides no chá verde são potentes anti-inflamatório natural, compostos que têm sido demonstrado em diversos estudos para reduzir a dor nas articulações causada pela artrite.

7. Azeite: A gordura saudável monoinsaturada do azeite são usadas pelo corpo para produzir naturais agentes anti-inflamatórios. O azeite é rico em polifenóis, que são conhecidos por ter ações anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante. Adicione o óleo de oliva à dieta, utilizando-o no lugar de outros óleos vegetais.

8. Gengibre: O gengibre é rico em anti-inflamatórios que ajudam a reduzir a dor articular. Usei-o como tempero na comida ou bebida em chá.

9. Iogurte: Um estudo publicado no Journal of Nutrition concluiu que um probiótico (amigável) bactérias como Lactobacillus, encontradas no iogurte, oferece notáveis efeitos preventivos e curativos nas dores e na artrite. Além disso, os probióticos ajudam a manter as bactérias más, leveduras e bolores no sistema digestivo longe. Um crescimento excessivo de bactérias e leveduras ruim no sistema digestivo é chamado disbiose e está relacionada com artrite reumatóide.

10. Mamão: A papaína, uma enzima que digere proteínas, combinadas com antioxidantes, como vitamina C e vitamina E presente no mamão ajuda a reduzir a inflamação e melhora a digestão.

11. Nozes e sementes: Nozes e sementes como amêndoas, nozes e sementes de gergelim também contêm gorduras anti-inflamatórios como ômega-3.

12. Cogumelo: Os chineses apreciaram as propriedades que aumentam a imunidade e propriedades anti-inflamatórias de cogumelos desde os tempos antigos.

Carnes gordas, alimentos que contêm gorduras saturadas e trans, refrigerantes, sucos açucarados e alimentos processados, como eles tendem a agravar a situação de dores e prejudicar as articulações, evite-os e consuma os alimentos acima para mantê-lo saudável!

Fonte: Parte do texto traduzido em Life mojo.
Por Greice Caroline Baggio.

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