Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS À SAÚDE NO CONSUMO DE TOMATES.

terça-feira, 2 de agosto de 2011
AdiciVerificou-se que há melhor biodisponibilidade de licopeno
em tomates cozidos em comparação com tomates in natura.
Então, que tal saborear uma sopa de tomate hoje à noite?
(Cautela com os tomates ricos em agrotóxicos).


Você encontra o tomate na maioria dos pratos. O tomate realmente acrescentar sabor ao sanduíches, pizzas e pratos... Vamos explorar os vários benefícios de saúde dos tomates:

- Presença de antioxidantes: Os tomates são ricos em licopeno, um pigmento vermelho brilhante caroteno e carotenóides responsáveis pela cor vermelha do tomate. O licopeno tem sido extensivamente estudado por suas propriedades antioxidantes e prevenção de câncer. Em pesquisas, o licopeno tem sido associado à proteção do DNA, devido à sua função antioxidante ajudando a proteger as células dos danos dos radicais livres. Produtos feitos com tomate cozido, como sopa, molho, contêm as maiores concentrações de licopeno (facilmente absorvível pelo corpo) biodisponíveis. Como o licopeno é solúvel em gordura, consumindo preparações com tomate com alimentos ricos em gordura, como azeite de oliva, abacate ou castanhas, isso faz com que o licopeno seja melhor absorvido, do que o licopeno do tomate in natura. Além de licopeno, o tomate é também uma excelente fonte de antioxidantes, tais como a vitamina C e vitamina A (através da sua concentração de carotenóides, incluindo betacaroteno). Antioxidantes que agem no organismo neutralizando os radicais livres que poderiam danificar as células e membranas celulares, causar inflamação e progressão das complicações como diabetes, aterosclerose, asma e câncer de cólon.

- Efeito sobre as células cancerosas: O antioxidante licopeno presente nos tomates foi demonstrado como sendo protetor contra muitos tipos de câncer, particularmente câncer de próstata, câncer de colo uterino, câncer de estômago, câncer de mama, e os cânceres de esôfago, faringe e do reto. De acordo com a meta-análise de 21 estudos publicados em Epidemiologia do Câncer Biomarkers and Prevention, os homens que comeram a maior quantidade de tomates cozidos tinham uma redução de 19% no risco de câncer de próstata, e aqueles que comeram os tomates mais in natura, cru, tinham cerca de 11% menos risco de câncer de próstata. Segundo os pesquisadores, é a sinergia de licopeno com outros fitonutrientes, naturalmente presente nos tomates, que confere seus benefícios à saúde.

- Comportamentos de combate o colesterol: De acordo com um estudo realizado em 21 pessoas saudáveis e publicado no British Journal of Nutrition, uma ingestão elevada de produtos de tomate reduziu significativamente o colesterol total e os níveis de LDL. Amostras de sangue colhidas após o estudo também mostraram um aumento na capacidade de circulação do colesterol LDL para resistir a oxidação. LDL oxidado predispõe à inflamação nas artérias, contribuindo à aterosclerose e aumentando do risco de ataque cardíaco ou derrame.

- Efeito sobre hipertensão: Os tomates são uma boa fonte de potássio, e as dietas ricas em potássio foram demostradas úteis para reduzir a pressão arterial elevada e, portanto, reduzir o risco de doença cardíaca. Uma xícara de tomate fornece 11,4% do valor diário recomendado para o potássio.

- Redução do risco de doença cardíaca: Além de prevenir o câncer, o licopeno no tomate também oferecem benefícios cardiovasculares. Como parte de uma pesquisa realizada no Hospital Brigham and Women de Boston, os pesquisadores acompanharam cerca de 40.000 de mulheres de meia-idade e mais velhos sem doença cardiovascular e câncer por mais de 7 anos. Os pesquisadores descobriram que mulheres que consumiam 7-10 porções de alimentos ricos em licopeno (produtos à base de tomate) a cada semana tiveram um risco 29% menos de doença cardíaca quando comparados com as mulheres que consumiam menos de 1,5 porções de produtos de à base de tomate por semana. Outros benefícios do tomate, como redução do colesterol e da pressão alta também contribuem à saúde do coração.

- Efeitos benéficos sobre visão: Os tomates contêm vitamina A (na forma de betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo), que melhora a visão e previne problemas relacionados com a visão como a cegueira noturna e a degeneração macular.

- Propriedades de limpeza: Sendo uma boa fonte de fibras, o tomate previne casos extremos, como diarreia ou constipação e mantém a saúde geral do trato digestivo. Ele também realiza um mecanismo de desintoxicação no organismo.

- Efeito sobre Diabetes: Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo. Cromo foi auxilia os pacientes diabéticos à manter seus níveis de açúcar no sangue sob controle. Uma xícara de tomate fornece 7,5% do valor diário recomendado para o cromo. Suco de tomate também oferece benefícios especiais a pacientes com diabetes tipo 2 que estão em risco aumentado de doença cardiovascular... Como parte de um estudo australiano publicado no Journal of the American Medical Association, 20 pessoas com diabetes tipo 2 receberam 250 ml de suco de tomate ou placebo diariamente. Os pesquisadores descobriram que, depois de três semanas, a agregação plaquetária foi significativamente reduzida entre os que beberam suco de tomate, enquanto que esse efeito não foi observado nos que receberam placebo.

- Impacto sobre a pele: A ingestão regular de tomate garante proteção contra eritema, causada pela radiação UV. Um estudo realizado em Manchester e Universidade Newcastle descobriram que pessoas que adicionaram cinco colheres de sopa de tomate à dieta diária, tinham 33% mais proteção contra as queimaduras solares.

- Efeito sobre a saúde óssea: Os tomates são uma boa fonte de vitamina K, que contribuem para a saúde óssea, ativando a osteocalcina, a proteína é necessária para ligar o cálcio na matriz óssea. Uma xícara de tomate cru fornece-lhe com 17,8% do valor diário recomendado de vitamina K.

Numerosos estudos têm estabelecido a eficácia de tomates no tratamento de certas doenças crônicas e câncer. Verificou-se que há melhor biodisponibilidade de licopeno em tomates cozidos em comparação com tomates in natura. Então, que tal saborear uma sopa de tomate hoje à noite? (Cautela com os tomates ricos em agrotóxicos).

Fonte: Parte traduzido em Life mojo, Health Benefits of Tomatoes.

1 comentários:

{ Jane Costa de Souza } at: 30 de janeiro de 2017 às 13:32 disse...

excelente informação

Postar um comentário