Google Analytics Alternative

FITOQUÍMICOS;

sábado, 13 de agosto de 2011
Fitoquímico é termo usado para referir-se
a compostos
 encontrados em vegetais que têm
 efeito benéfico na saúde
ou um papel ativo na melhora do estado de
indivíduos com enfermidades.
A palavra fitoquímico é mais usada para referir-se a compostos encontrados em vegetais que têm efeito benéfico na saúde ou um papel ativo na melhora do estado de indivíduos com enfermidades. Os fitoquímicos melhoram o funcionamento do sistema imunológico, agir diretamente contra bactérias e vírus, reduzir inflamação, ou estarem associados no tratamento e/ou prevenção de câncer, doenças cardiovasculares ou qualquer outra enfermidade afetando a saúde ou bem-estar do indivíduo.

Os compostos bioativos nos alimentos, ou seja, os elementos que ajudam a promover a saúde e a prevenir doenças. Em sua grande maioria, os compostos bioativos estão distribuídos entre as frutas, legumes, verduras, cereais, peixes de água fria, leite fermentado, dentre outros. Eles são aproveitados no próprio consumo dos alimentos in natura ou então isolados e inseridos em outro produto passando então a ser enriquecido com nutrientes.

Os alimentos vegetais contêm também outras substâncias que mantêm o bom funcionamento do corpo, como os flavonóides, encontrados na uva, o licopeno, presente no tomate e na goiaba, e o betacaroteno, nos vegetais de cor amarela ou alaranjada e nas folhas escuras. Essas substâncias têm ação antioxidante, previnem doenças degenerativas e chegam mesmo a retardar o processo de envelhecimento.

Grupos/famílias de fitoquímicos relacionados e suas fontes principais:
Família/ Fontes
- flavonóides: morangos, amoras, ervas, verduras
- isoflavonas (fitoestrogênios):  cevada, linhaça, soja
- isotiocianatos: crucíferos (couve, brócolis, repolho)
- terpenos e monoterpenos: frutas cítricas, salsa, aipo, brócolis, repolho, pepino, tomate, berinjela, pimentão, menta
- compostos organo-sulfúricos: cebolinha, alho, cebola
- capsaicina: pimentas
- carotenóides: vegetais e frutas amarelo escuros, laranja e verde escuros
- licopeno: tomate, goiaba, damascos secos
- lignanas: semente de linho, produtos de grãos integrais
- esteróis: óleos vegetais

Fitoquímicos e o processamento dos alimentos
Os fitoquímicos são destruídos ou removidos por muitas das técnicas modernas de processamento de alimentos, incluindo cozimento. Assim, os alimentos processados industrialmente seriam menos benéficos (contém menos fitoquímicos) do que os não processados.

Alguns fitoquímicos e suas funções:
Compostos sulfurosos
Vegetais como o alho, a cebola, o alho-poró e a cebolinha contém sufidos, que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Estudos sugerem que um grande consumo de alho diminui a pressão sanguínea e aumenta a defesa imunológica.

Isoflavonas
Compostos encontrados nos grãos de soja e ervilha. Similares ao hormônio feminino estrogênio, podem diminuir o risco de tumores malignos relacionados a hormônios, como o câncer de mama, de ovário e de próstata, além de proteger contra osteoporose. Além disso, as isoflavonas contidas na soja são convertidas no intestino, a fitoestrógenos que podem reduzir o tipo de colesterol que causa infartos, o LDL.

Isocianatos e Índoles
Compostos presentes em vegetais como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho, além de agrião, nabo e rabanete. Além de oxidantes, esses compostos inibem a danificação do DNA, que dispara algumas formas de câncer.

Carotenóides (incluindo betacaroteno, licopeno)
Podem atuar como antioxidantes, possivelmente reduzindo os riscos de câncer e outras doenças.

Capsaicina
Modula a coagulação sangüínea, possivelmente reduzindo o risco de coágulos fatais nos casos de doenças cardíacas e arteriais.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário