Google Analytics Alternative

MICROBIOTA EM EQUILÍBRIO.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Quando ingerimos alimentos ou bebidas é iniciado o processo digestivo por meio da mastigação e salivação, o que foi consumido passa pelo estômago onde acontece a etapa principal de quebra do alimento até suas partes menores, chegando ao intestino delgado para selecionar o que será assimilado indo para a corrente sanguínea, ou é eliminado, continuando seu destino ao intestino grosso.

O intestino grosso ou cólon promove a eliminação das fezes, reabsorve parte da água e alguns nutrientes, contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, cerca de 80% do potencial imunológico encontra-se nesta etapa do sistema digestivo. Nele encontram-se a flora ou microbiana intestinal, hospedando bactérias como lactobacilos acidophilus, bifidobacterias que sintetizam vitaminas, como a vitamina K, destruindo microorganismo e bactérias patogênicas, protegendo a integridade dos tecidos.

Ao longo deste caminho, o corpo deve ser nutrido com todas as substâncias, macro e micronutrientes de que necessita e os resíduos de todo o processo de digestão devem ser excretados no menor tempo possível.

O trato gastrointestinal é agredido diariamente pela má alimentação, estresse, inflamações, que pode reduzir os microorganismos benéficos e potencializar o desenvolvimento de bactérias patogênicas, que causam doenças. Já ouviu falar em Bifidobactérias e Lactobacillus? Conhecidos como probióticos, são microorganismos vivos, que quando ingeridos em quantidades adequadas, trazem benefícios à saúde, formam uma linha de defesa no orgamismo.

Sabia que os probióticos produzem substâncias que inibem o crescimento das bactérias prejudiciais ao organismo como ácido láctico, ácido acético, fatores antimicrobianos, produzem vitaminas do complexo B, vitamina K e enzimas, auxiliam no sistema imunológico, destroem toxinas.

Os probióticos auxiliam no tratamento da constipação, diarréia e síndrome do cólon irritável, na prevenção do câncer colorretal, diminuem a concentração de colesterol e triglicerídes no sangue, combatem problemas alérgicos, melhoram a digestão e reduzem os gases intestinais, dão maior resistência às infecções, reduzem os efeitos colaterais de antibióticos.

As principais fontes de probióticos são os leites fermentados e os iogurtes enriquecidos com lactobacilos vivos. A quantidade ideal de probióticos em um produto deve ser a partir de 1 bilhão de bactéricas. Para equilíbrio da flora intestinal não é necessário o exagero, em casos mais graves e antibioticoterapia, deve-se procurar produtos com quantidades maiores de microorganismos. Se a dieta conter carboidratos específicos, os chamados prebióticos, uma dose diária de probióticos é o suficiente. Os prebióticos contêm fibras que contribuem para o crescimento das bactérias benéficas, entre eles estão a banana, chicória, cebola, alho, tomate, cevada, aveia, trigo, aspargos e alcachofra.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário