Google Analytics Alternative

FRUTAS VERMELHAS: parte I.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Os frutos de coloração arroxeados como uvas, ameixas, amoras... são ricos em antocioninas, flavonóides, importantes ao antienvelhecimento, contribuem à função cerebral, com ação antioxidante e anticancerígena, inibem a formação de coágulos, protegem o sistema cardíaco, agindo também como antiinflamatórios.

São ricos também em ácido elágico, um dos mais poderosos antioxidantes que ajudam a prevenir o crescimento de células cancerosas. Estudos da Ohio State University mostraram que os animais cujas dietas são complementadas com framboesas tiveram uma redução de 60% nos tumores do esôfago e até 80% de redução nos tumores de cólon.

Os principais frutos (as) são:

• Açaí; Acerola; Ameixa; Amora; Caqui; Cereja; Framboesa; Goiaba; Jabuticaba; Maçã vermelha; Melancia; Mirtilo; Morango; Romã; Tomate; Uva... Preferir os frutos frescos, da estação, e sempre que possível orgânico.

MAÇÃ VERMELHA: Rica em pectina a maçã auxilia na redução do colesterol sanguíneo, pois retarda sua absorção no trato digestivo. A fruta ainda evita a formação de coágulos sanguíneos, por conter quercetina. Uma maçã por dia é aliada na boa saúde, a quercitina, presente na maçã, é uma substância com ação antioxidante, possui a capacidade redução os radicais livres, moléculas que causam danos às células. Pesquisas demonstram que a aplicação de uma solução com 1% de quercetina aplicada na pele de camundongos foi capaz de barrar os malefícios dos raios solares. Consumir ao menos uma maçã ao dia traz muitos benefícios, além de ser uma fruta acessível a maioria das pessoas.

CEREJA: Sua cor lhe revela que é rica antocianinas, fornecendo proteção contra doenças cardiovasculares, fonte de vitamina C, além de fibras solúveis. As cerejas são um dos mais potentes antiinflamatórios da natureza, devido às antocianinas. Pesquisadores descobriram que impedem os danos dos radicais livres e inibir enzimas ciclooxigenase melhor do que muitas drogas antiinflamatórias.

MORANGO: O morango é fonte fibras, vitamina C, vitamina antioxidante que atua no combate aos radicais livres e impulsiona o sistema imunológico, além de compostos fenólicos.

CAQUI: O caqui contém substâncias como os carotenóides. Os pigmentos que dão a cor avermelhada à fruta, entre eles o betacaroteno, precursor da vitamina A, é quem possui as propriedades de reduzir o risco de problemas cardiovasculares, preservar a saúde dos olhos, proteger o sistema imunológico e o licopeno, é eficiente contra o câncer, principalmente o de próstata. O caqui contém fibras e vitamina C, assim para aproveitar a fruta ao máximo, o consumo deve ser in natura, os carotenóides de frutas frescas são mais bem aproveitados pelo organismo. Com 71 calorias em um caqui médio, 6,5 g de fibras, 29,6 mg de vitamina C, 164 mg de potássio e possui alta quantidade de glicose e frutose, uma unidade por dia é o suficiente para não exagerar, podendo ser consumida por diabéticos.

Podemos encontrar variedades como fuyu, giombo, rama forte e podem ser classificados como variáveis, doces e taninosos. Os caquis variáveis podem ter ou não sementes. Quando eles possuem muitas sementes, ficam com a polpa escura, por isso, ganharam o apelido de caqui chocolate. Portanto, espécies como rama forte, giombo, kaoru, que são variáveis, podem se tornar caqui chocolate.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário