Google Analytics Alternative

ESCOLHA MELHOR II.

terça-feira, 2 de agosto de 2011
Muitos sabem o que pode contribui ou não à saúde, mas na hora de fazer escolhas, se você acredita que substituir um alimento por outro não faz diferença, seja mais exigente da próxima vez. Quer bons exemplos?

- Pão francês ou pão integral? Opte sempre que possível pelo pão integral, para quem não tem problema com o glúten, o trigo integral é rica em vitaminas, minerais e fibras. As fibras auxiliam no bom funcionamento intestinal, dão saciedade e evitam doenças como o câncer de cólon. (Lembrando que glúten está relacionado à processos inflamatórios). 

- Óleo de soja ou azeite de oliva extra-virgem? Ao tempero de preparações, opte pelo azeite de oliva extra-virgem, ele possui uma combinação de gorduras e substâncias benéficas ao coração. O azeite de oliva não aumenta os níveis de colesterol e ainda, consumindo na porção prescrita na dieta, ele auxilia no aumento dos níveis de HDL.

- Biscoito água e sal ou aveia em flocos? Contribui à saciedade incluir uma colher, até duas colheres de sopa de aveia em flocos, seja no leite, no iogurte, as frutas, é uma opção que contribui ao funcionamento do intestino e proteção à doenças. (Lembrando que glúten está relacionado à processos inflamatórios).

- Doces ou frutas in natura? O excesso de sacarose está relacioando à patologias, bem como o excesso de frutose. Os doces podem ser ricos em açúcar e gorduras, nesse caso é melhor optar por uma salada de frutas. Com mnoderação, as frutas in natura, frescas, são ricas em fitoquímicos, vitaminas e minerais que nutrem e previnem doenças.

- Molho branco ou molho de tomate? Com creme de leite, manteiga ou queijo, o molho branco fica mais rico em gorduras saturas, que aumentam o colesterol ruim no organismo. Já, o molho de tomate (feito com tomates frescos livre de agrotóxicos) quando preparado com ingredientes saudáveis é rico em licopeno, que protege contra alguns tipos de câncer.

- Temperos industralizados ou alho e cebola? Essa escolha de longe parace lógica, mas as prateleiras estão repletas de temperos, caldos prontos que são embalados de sódio e aditivos químicos. Na correria em preparar os alimentos muitos  fazem o uso, mas pare um instante e pense na saúde prejudicada à longo prazo com o uso contínuo desses produtos. Os temperos prontos ou mesmo o excesso de sal, contribui para o aumento da pressão arterial, já o alho, a cebola, o orégano, contêm substâncias antioxidantes que contribuem para artérias e veias mais saudáveis.

- Frango com pele ou sem pele? Será que todas as partes do frango são saudáveis? Mesmo assim, consumindo-o retire a pele de frango, parece ser inofensiva, entretanto, a saturadas à dieta, que pode entupir as artérias. Sim, as gorduras são benefícas ao organismo, entretanto dependendo de sua alimentação ao longo do dia, retirar a pele do frango pode fazer uma boa diferença. A conduta é incluir o frango sem a pele, e mesmo retirar a pele antes que ele vá ao fogo/cozimento.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário