Google Analytics Alternative

PROTEÇÃO QUE VEM DOS ALIMENTOS.

sábado, 27 de agosto de 2011
O impacto que a má alimentação traz à saúde pode ser vista com o crescente número de doenças que acometem os indivíduos; e entre elas está o câncer. Muitas pessoas ainda se alimentam buscando apenas a energia dos alimentos. Poucos sabem que algumas substâncias presentes nos alimentos fornecem proteção contra diversas doenças, desempenhando papel vital no equilíbrio das funções do organismo.

As frutas e legumes, por exemplo, são alimentos protetores, que permitem reduzir o desenvolvimento de microtumores que se desenvolvem nos tecidos. A composição dos alimentos não se limitam apenas nos macro e micronutrientes, a grandiosidade destes alimentos estão em seus compostos que chamamos de fitoquímicos. Compostos que apresentam características únicas e particulares, presentes nas plantas, os fitoquímicos são moléculas que permitem sua defesa contra invasores do ambiente, sejam as catequinas do chá verde, o licopeno no tomate, a alicina no alho, o resveratrol na uva.

Como aumentar o consumo de  frutas no dia a dia?
O baixo consumo de frutas, bem como legumes e verduras está associado ao aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis. São alimentos fontes de fibras, micronutrientes e substâncias funcionais, além disso, são menos calóricos e auxiliam na busca e manutenção de um peso saudável, entretanto, apesar de toda a variedade disponível no comércio de alimentos, pouco está sendo consumido.

O abacaxi, por exemplo, é rico em fibras, que facilitam o trânsito intestinal, contém ainda bromelina, enzima que facilita o processo digestivo e vitamina C.
• Incluir no café da manhã 1 porção de fruta fresca, in natura, caso não seja possível consumir na forma de sucos frescos, geleias, ou preparações com frutas.
• Incluir 1 porção de abacaxi ou mamão após o almoço (facilitará a digestão, mais fibras e vitaminas na refeição);
• De sobremesa acrescentá-las à iogurtes (pedaços de frutas ou frutas secas); ou mesmo fazer cremes (de mamão papaia, abacate...);
• Adicionar fatias de maçã, abacaxi, manga ou pera no preparo de saladas;
• Acrescentá-las em receitas como bolos, biscoitos, vitaminas e sobremesas.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário