Entre as substâncias que favorecem para uma vida mais saudável encontram-se os compostos fenólicos que estão presentes na uva e seus derivados, variando de acordo com a espécie, variedade, maturidade, condições climáticas e cultivar.
Os principais fenólicos encontrados na uva são os flavonóides (antocianinas, flavanóis e flavonóis), os estilbenos (resveratrol), os ácidos fenólicos (derivados dos ácidos cinâmicos e benzóicos) e uma larga variedade de taninos.
A uva é rica em carboidratos, vitaminas do complexo B (B1 e B2) e vitamina C e A, minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.
A uva é rica em compostos antioxidantes e anticancerígenos. A casca da uva e o óleo de sua semente aumentam o colesterol HDL. A uva verde tem poderes antibacterianos e antivirais.
FLAVONÓIDES: As antocianinas, responsáveis pela cor (cores azul, violeta e tonalidades de vermelho que aparecem em flores, frutos, algumas folhas, caules e raízes de plantas). Nas videiras, elas acumulam-se nas folhas e são responsáveis pela coloração das cascas das uvas tintas.
Os flavanóis responsáveis pela cor, sabor e amargor. Os flavonóis, presentes na uva e no vinho na forma de glicosídeos.
RESVERATROL: O resveratrol é uma fitoalexina produzido naturalmente por diversas plantas sob duas formas isômeras: trans-resveratrol e cis-resveratrol, como eucalipto, amendoim, amora e também está presente em uvas.
Na uva se encontra na casca como resposta a ataques externos (ataque fúngico, irradiação de luz ultravioleta). Possui efeito antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina E.
EFEITOS DO RESVERATROL
o Possui atividade antioxidante (através da inibição da atividade dioxigenase da lipoxigenase);
o Protege os vasos contra o desenvolvimento e progressão de placas de aterosclerose. (< agregação plaquetária, aumento do HDL);
o Atividade antiinflamatória (inibição da transcrição e atividade da ciclooxigenase)
o Atua como anticoagulante (inibindo a síntese de tromboxinas);
o Pode atuar de modo similar ao estrogênio e substituir parcialmente este estrogênio nos tratamentos pós-menopausa.
O consumo de suco de uva como fonte de compostos fenólicos apresenta vantagens com relação ao do vinho, a ausência de álcool permite que o suco seja consumido pela maioria das pessoas, inclusive por crianças.
O consumo de suco de uva como fonte de compostos fenólicos apresenta vantagens com relação ao do vinho, a ausência de álcool permite que o suco seja consumido pela maioria das pessoas, inclusive por crianças.
Contra indicações ao consumo de bebidas alcoólicas: Arritmia cardíaca, Diabetes descompensada, Doenças hepáticas, Problemas mentais.
O vinho também pode conter substâncias, tais como uréia, metanol e aminas biogênicas, que quando consumidas em excesso podem causar efeitos tóxicos no organismo humano.
Por Greice Caroline Baggio.
0 comentários:
Postar um comentário