Google Analytics Alternative

PERDA DE NUTRIENTES E PROPRIEDADES DA CENOURA.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011
As cenouras têm sido reconhecidos como um alimento
bom à saúde ocular devido a seus altos níveis de vitamina A
(becacarotenos e outros carotenóides),
betacaroteonos presentes nas cenouras
são excelentes à saúde da pele também.

A perda de nutrientes dos alimentos tem início já desde os campos de produção e continua até a hora de ser consumida. Dependendo da forma como utilizamos estes alimentos, tanto no pré-preparo como no preparo, pode estar se acentuando ainda mais esta perda.

As verduras e legumes podem perder até 50% de suas vitaminas (complexo B e vitamina C) quando picados e cozidos. Isto porque alguns desses nutrientes se dissolvem na água, a qual geralmente não é reaproveitada, ou são inativados pelo calor empregado durante o cozimento.

O ácido ascórbico é perdido em água quente, quanto maior a quantidade de água, maior a quantidade de ácido arrastado, a taxa de oxidação aumenta com a exposição à luz e com o aquecimento. Os alimentos mantidos quentes por 45 minutos perdem 50% ou mais de vitamina C, o amassamento aumenta a taxa de oxidação. Para minimizar perdas de vitamina C deve-se colocar o alimento em água fervente, usar a mínima quantidade de água, cozinhar durante o mínimo tempo possível. As frutas e hortaliças devem ser armazenadas em lugar frio e escuro e não devem ser cortadas, picadas demais (enzimas são liberadas quando as células são rompidas).

Já a vitamina A não é perdida pelo cozimento e a vitamina D é muito estável, também não é deteriorada quando os alimentos são aquecidos ou armazenados por muitos períodos.

Cenoura
As cenouras têm sido reconhecidos como um alimento bom à saúde ocular devido a seus altos níveis de vitamina A (becacarotenos e outros carotenóides), betacaroteonos presentes nas cenouras são excelentes à saúde da pele também.

Grande fonte de vitamina A e minerais, como fósforo, potássio, cálcio e vitaminas do Complexo B. A cenoura tem alto teor de fibras. É uma fonte de betacaroteno, e se constitui em um dos poucos alimentos que tem seu valor nutritivo aumentado pelo cozimento, pois é através deste que as membranas que envolvem o betacaroteno se quebram.

O betacaroteno é um pigmento carotenóide com atividade antioxidante, precursor da vitamina A, ele é convertido em retinol no organismo, uma das formas ativas da vitamina, sendo armazenado no tecido adiposo. Em excesso, o betacaroteno não é tóxico, mas, é responsável por deixar a pele em tom amarelada.

Não sendo de forma tão eficiente, perdas ocorrem quando o betacaroteno é convertido em retinol pelo organismo.

O betacaroteno combate a oxidação do colesterol, sendo responsável ao ser convertido em retinol, pela saúde visual, evitando a cegueira noturna, saúde da pele, crescimento e desenvolvimento, aumento da imunidade, pois participa da formação de novas células, entre elas as de defesa. No período de temperaturas altas e calor, o que muitas pessoas apostam no betacaroteno, carotenóide que auxilia no bronzeamento da pele.

Cenoura, abóbora, manga, damasco, além de vegetais verdes escuros como, espinafre, brócolis são as principais fontes de betacaroteno.

Por Greice Caroline Baggio.

1 comentários:

Anônimo at: 1 de outubro de 2013 às 20:50 disse...

até que enfim achei oque eu tanto procurava . \O/ /o\o/o\o/o\o/

Postar um comentário