Google Analytics Alternative

Saciedade e fibras.

sábado, 30 de outubro de 2010
Pectina, por exemplo, encontrada na maçã,
é responsável por retardar o esvaziamento gástrico.
Procuro sempre enfatizar a importância das fibras alimentates, nas quantidades corretas, mas será que você consome fibras suficientes?

O volume e a textura das fibras aumentam a saciedade, além de reduzirem a densidade energética da dieta, se você está buscando eliminar alguns quilos, isso é mais do que positivo. Ainda, conforme referências, dietas de baixo valor calórico e hipolípidica, normalmente não saciam, então tenha cautela na hora de escolhar dietas de revista sem muito fundamento, você pode estar perdendo saúde.

O consumo de fibras está muito bem relacionado a proteção contra obesidade, doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer.
A fibra também diminui o esvaziamento gástrico, mas pode reduzir absorção de microutrientes (por isso o planejamento do cardápio a fim de não interferir na biodisponnibilidade de nutrientes, como ferro, cálcio... torna-se relevante), levando a baixa de glicose pós-prandial, podendo também influenciar a oxidação e armazenamento de gordura. Grãos integrais, frutos, vegetais são alimentos básicos que você pode incluir no cardápio, ricos em fibras.
- Glicemia pós-prandial é o aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea após uma refeição.
Por Greice Caroline Baggio. 

0 comentários:

Postar um comentário