Ioga, yôga, yoga ou yóga. Tradicional disciplina física e mental originária da Índia. |
Estudo realizado nos EUA por pesquisadores de Oregon Health and Science University, em Portland, aponta que a prática de ioga pode ajudar a aliviar os sintomas da fibromialgia.
Na fibromialgia os sintomas predominantes são a dor muscular e a fadiga. A causa é desconhecida, mas pode estar relacionada à genética e estresse e emocional. Embora a ioga tem sido praticada há milênios, só recentemente os pesquisadores começaram a demonstrar seus efeitos em indivíduos com fibromialgia.
Foram divididos em dois grupos 53 mulheres com idade mínima de 21 anos, diagnosticadas com fibromialgia, apresentando sintomas por pelo menos 1 ano. Um grupo participou de um programa de ioga durante 8 semanas e grupo controle recebeu a medicação comum.
No grupo que realizou ioga os benefícios foram significativos, a depressão foi reduzida em média 42%, a fadiga cerca 30%, e as dores cerca de 24%.
Já sabemos de todos os benefícios da prática da ioga, agora este estudo fornece fornece suporte promissor para a ioga, em especial às mulheres com fibromialgia.
James W. Carson, Kimberly M. Carson, Kim D. Jones, Robert M. Bennett, Cheryl L. Wright and Scott D. Mist. A pilot randomized controlled trial of the Yoga of Awareness program in the management of fibromyalgia. Pain, Volume 151, Issue 2, November 2010, Pgs 530-539.
0 comentários:
Postar um comentário