Google Analytics Alternative

ÓXIDO NITRICO e doenças cardiovasculares.

domingo, 17 de outubro de 2010
Síntese de ÓXIDO NITRICO a partir de L-arginina.

A deficiência de óxido nitrico (NO) seja na produção ou ação está relacionada à doenças cardiovasculares.

O óxido nítrico é uma molécula gasosa sinalizadora produzida principalmente pelas células endoteliais. No final da década de 80 e início de 90, novas pesquisas surgiram desvendando o NO como mensageiro, ou sinalizador inter e intracelular e como toxina, atuando em inúmeros processos patológicos.
A imagem demostra a reação química de formação do NO, em que a L-arginina é transformada em um intermediário, a NG-hidroxi-L-arginina com a presença de nicotinamida-adenina-dinucleotídeo-fostato-hidrogênio (NADPH) e Ca2+ sendo necessário mais NADPH e O2 para a formação de L-citrulina e Óxido Nitrico.

Mas, quais são algumas das atribuições do NO ao organismo? - Relaxamento de vasos sanguíneos, redução de agregação plaquetária, redução da inflamação, função antioxidante, promovendo também a redução do colesterol sanguíneo, mesmo que modestamente,também agindo na memória e apredizado, como neurotrasmissor.
Substâncias como antioxidantes, L-arginina, L-citrulina, vitamina E e C, aumentam a produção do óxido nitrico.
Ainda, se você realizar exercícios físicos regulares também vai estimular às células endoteliais a produzirem o óxido nitrico, bem como se reduzir o consumo de gorduras saturadas, pois elas contribuem ao seu acúmulo nas artérias e prejudicam a produção do NO.

0 comentários:

Postar um comentário