Google Analytics Alternative

POLUIÇÃO ELEVADA NA CHINA E OS RISCOS À SAÚDE.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Imagem mostra Shanghai, na China, encoberta por nuvem de poluição.
Imagem mostra Shanghai, na China,
encoberta por nuvem de poluição.
Mapa com as regiões denominadas de

O Ministério do Meio Ambiente da China reconheceu, pela primeira vez, que elevados níveis de poluição podem estar relacionados à incidência de casos de câncer em algumas localidades do país. Há quatro anos, foi publicado, na imprensa local, um mapa que identificava essas regiões, chamadas "vilas do câncer".

O reconhecimento está em um relatório do ministério, que é divulgado no momento em que as autoridades chinesas discutem os problemas causados pela poluição e pelo lixo industrial.

Alguns veículos de comunicação da China divulgaram relatos e dados que mostram que, nas últimas décadas, aumentou a incidência de câncer em vilarejos perto de fábricas e rios poluídos.
No relatório, o Ministério do Meio Ambiente também menciona que as indústrias chinesas podem estar usando substâncias químicas proibidas em países desenvolvidos, por serem consideradas nocivas à saúde humana.

De acordo com dados não oficiais, a poluição aumentou com a rápida industrialização do país durante as últimas três décadas. Algumas cidades chinesas estão entre as mais poluídas do planeta. Mas a poluição não se limita às cidades, conforme o mapa da poluição.
Na relação de substâncias nocivas está o nonifenol, um composto orgânico sintético proibido na indústria têxtil da Europa, mas utilizado na China, que adota o produto também na fabricação de detergentes.

Fonte: I Saúde, Com nível de poluição elevado, China admite que país pode ter "vilas do câncer". Reconhecimento de riscos para a saúde da população foi divulgado em um relatório do Ministério do Meio Ambiente do país. Acesso em 22/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário