Google Analytics Alternative

ATIVIDADE FÍSICA ESTÁ RELACIONADA A MAIORES NÍVEIS DE ESTUSIASMO.

sábado, 9 de fevereiro de 2013
Pessoas que são fisicamente mais ativas relatam maiores níveis de emoção e entusiasmo do que pessoas menos ativas, de acordo com os pesquisadores da Penn State, nos Estados Unidos. As pessoas também são mais propensas a relatar sentimentos de animação e entusiasmo nos dias em que estão mais ativas fisicamente do que o habitual.
 
"Você não tem que ser a pessoa mais em forma e que está se exercitando todos os dias para receber os benefícios de bem-estar do exercício. É uma questão de tomar um dia de cada vez, de tentar obter a sua atividade, e depois há esta recompensa sentir-se bem", disse David Conroy, professor de cinesiologia.
 
Conroy acrescentou que muitas vezes é difícil para as pessoas se comprometerem com um programa de exercícios, porque elas tendem a definir metas a longo prazo em vez de metas de curto prazo.
 
"Quando as pessoas estabelecem resoluções de Ano Novo, elas as incluem o ano inteiro, mas isso pode ser realmente esmagador. Tirar um dia de cada vez e saborear o efeito de bem-estar no final do dia pode ser um passo para quebrar com isso e obter as recompensas diárias para a atividade. Fazer isso poderia ajudar as pessoas a se encorajarem um pouco mais e a manterem-se ativas e manter o programa que começaram", disse ele.
 
Os pesquisadores pediram a 190 estudantes universitários para manter os diários de suas experiências vividas, incluindo o tempo livre para a atividade física, a quantidade e a qualidade de sono, bem como seus estados mentais, incluindo o estresse percebido e os estados de sentimentos. Os participantes foram instruídos a registrar apenas os episódios de atividade física que ocorreram durante pelo menos 15 minutos e a observar se a atividade física foi leve, moderada ou vigorosa. Os participantes devolveram os seus diários para os pesquisadores no fim de cada dia por um total de oito dias. Os pesquisadores publicaram seus resultados na edição atual da Journal of Sport and Exercise Psychlogy.
 
De acordo com Amanda Hyde, estudante de graduação de cinesiologia, a equipe separou os estados de sentimento dos participantes em quatro categorias: sentimentos agradáveis ativados exemplificados pela animação e pelo entusiasmo, sentimentos agradáveis desativados exemplificados pela animação e pelo relaxamento, sentimentos desagradáveis ativados exemplificados pela ansiedade e pela raiva , e sentimentos desagradáveis desativados exemplificados pela depressão e pela tristeza.
 
"Descobrimos que as pessoas que são mais fisicamente ativas têm mais sentimentos agradáveis ativados do que as pessoas que são menos ativas, e também descobrimos que as pessoas têm mais sentimentos agradáveis ativados nos dias em que estão mais ativas fisicamente do que o habitual", disse Hyde, que observou que a equipe conseguiu descartar explicações alternativas para os sentimentos agradáveis ativados, como a qualidade do sono. Nossos resultados sugerem que não só existem benefícios crônicos da atividade física, mas que há benefícios discretos também. Fazer mais exercício do que você costuma pode dar-lhe uma explosão de sentimentos agradáveis ativados. Então, se você quiser um impulso hoje, vá fazer algum exercício físico de intensidade moderada a vigorosa", disse Conroy.
 
Ele acrescentou que a maioria dos estudos anteriores analisaram apenas as sensações agradáveis ou desagradáveis e prestaram menos atenção à noção de ativação.
"Saber que a atividade física moderada e vigorosa gera uma sensação agradável ativada, em vez de apenas um sentimento agradável, pode ajudar a explicar por que a atividade física é muito mais eficaz no tratamento da depressão do que da ansiedade. As pessoas que lidam com sintomas de ansiedade não precisam de um aumento da ativação. Se precisarem, é de diminui-la. No futuro, pretendemos observar mais de perto os efeitos da atividade física sobre os sintomas de saúde mental", ele disse.
 
Fonte: I Saúde, Atividade física está relacionada a maiores níveis de entusiasmo. Pesquisa mostra ainda que o benefício é notado sobretudo nos dias em que as atividades são praticadas. Acesso em 09/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário