Google Analytics Alternative

EXCESSO DE VITAMINA C DOBRA O RISCO DE PEDRA NOS RINS.

domingo, 10 de fevereiro de 2013
OSLO - Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, examinaram a incidência de pedras nos rins em 23.355 homens, ao longo de 11 anos, e descobriram que, aqueles que tomavam suplementos de 1g de vitamina C regularmente dobravam as chances de desenvolver o problema. Já aqueles que tomavam a vitamina C como parte de multivitamínicos, que têm doses muito menores da substância, não tiveram aumento no risco de desenvolver o problema.
 
Pedras nos rins são pequenos cristais que podem bloquear as vias urinárias e causar intensa dor. O problema afeta entre 10% e 20% dos homens e entre 3% e 5% das mulheres.
Autoridades de saúde recomendam a dose de 40mg de vitamina C por dia para adultos e alertam que a superdosagem pode causar dores estomacais, flatulência e diarreia, mas não mencionam pedras nos rins.
 
O professor Agneta Akesson, que coordenou o estudo, publicado na “JAMA Internal Medicine” disse que “já que os benefícios das altas doses de vitamina C não estão bem documentados, a melhor coisa a fazer é não ingerir suplementos, principalmente se a pessoa já sofreu de pedras nos rins”.
 
Já Carrie Ruxton, do Serviço de Informações sobre Suplementos de Saúde, acredita que ao apontar os riscos em homens o estudo não se aplica às mulheres:
- Está provado que doses de 500mg de vitamina C reduzem a duração de resfriados, então vale a pena tomá-los.
 
Fonte: O Globo, Excesso de vitamina C dobra o risco de pedras nos rins. Acesso em 10/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário