Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS E RISCOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
A anemia ferropriva é o problema nutricional mais comum da população brasileira, com severas consequências econômicas e sociais, já que gera custos de tratamento, baixo rendimento escolar e perdas de produtividade no trabalho. São consequências da deficiência de ferro: redução do desenvolvimento físico, motor, psicológico, cognitivo e de linguagem em crianças, falta de apetite, dor de cabeça, irritabiidade, cansaço, redução da função imunológica e fraqueza. Em gestantes aumenta o risco de parto prematuro, abortos espontâneos, mortalidade maternal e perinatal.
 
Em situações normais a perda de ferro orgânica fica entre 1 e 2 mg ao dia, quantidade que deve ser reposta por meio da alimentação. Como o ferro não é bem absorvido a recomendação para homens e mulheres ultrapassa a perda:
Recomendações
Segue abaixo recomendação de ferro (mg) diária para cada indivíduo:
Sexo/idade
Recomendação diária de ferro (mg)
Crianças
1 a 3 anos
7
4 a 8 anos
10
Homens
9 a 13 anos
8
14 a 18 anos
11
19 anos em diante
8
Mulheres
9 a 13 anos
8
14 a 18 anos
15
19 a 50 anos
18
51 anos em diante
8
Fonte: DRI, 2001
A absorção do ferro depende do saúde intestinal, de seu pH e de inibidores ou facilitadores presentes na dieta. A preocupação é que, assim como, o ferro não deve estar diminuído no organismo, o excesso também é prejudicial. O ferro não é facilmente eliminado pelo corpo e uma abundância do mineral aumenta a produção de radicais livres, prejudicando as funções celulares e suprimindo a atividade enzimática e a função imune.
 
Assim, a suplementação de ferro não deve ser feita indiscriminadamente, sendo avaliada de forma bastante criteriosa, afim de não alterar o equilíbrio orgânico. Anualmente por meio de check-ups o hemograma e a quantidade de ferritina (proteína de estoque do ferro) devem ser avaliados. Se tudo estiver bem apenas lembre-se de incluir alimentos ricos em ferro em seu prato afim de repor as perdas naturais diárias:
Sardinha em conserva
3,5
Ovo de codorna inteiro
3,3
Agrião
3,1
Amêndoa
3,1
Patinho
3
Gema de ovo de galinha
2,9
Contra-filé
2,8
Acém
2,7
Lentilha
1,5
Feijão carioca
1,3
Atum fresco
1,2
Alface crespa
0,4
Filé de frango (peito)
0,3
Fonte: Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos – TACO
OBS: Quantidade em 100g de alimentos
 

0 comentários:

Postar um comentário