Google Analytics Alternative

BOM HUMOR MELHORA MEMÓRIA DE IDOSOS.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
Bom humor pode ajudar a melhorar a tomada de decisão e a memória de trabalho de adultos mais velhos. É o que revela estudo de pesquisadores doa Ohio State University, nos EUA.
 
Os pesquisadores descobriram que intensificadores do humor, como receber um pequeno saco de doces, ajudou a aumentar o poder do cérebro de idosos.
Segundo os pesquisadores, o estudo é o primeiro a mostrar o poder do humor sobre o funcionamento do cérebro de adultos mais velhos.
 
"Tem havido muita pesquisa mostrando que os adultos mais jovens são mais criativos e cognitivamente flexíveis quando estão de bom humor. Mas, devido ao declínio cognitivo que vêm com o envelhecimento, não tínhamos a certeza se o bom humor seria capaz de ajudar os adultos mais velhos. Então, esses resultados são uma boa notícia. Há maneiras dos adultos mais velhos superarem alguns dos declínios cognitivos que vêm com o envelhecimento", afirma a coautora Ellen Peters.
 
O estudo envolveu 46 adultos com idades entre 63 a 85 anos. Metade deles foi induzida ao bom humor ao receber um cartão de agradecimento e dois pequenos sacos de doces, amarrados com uma fita vermelha, quando eles chegaram ao laboratório para o experimento. Os outros participantes com humor neutro não receberam cartão nem doces.
 
Os participantes concluíram o estudo em um computador. Aqueles que foram induzidos ao bom humor foram expostos a uma tela de fundo criada para ajudar a mantê-los com sentimento positivo. Os participantes de humor neutro tinham uma tela de fundo semelhante, mas com imagens neutras.
Os resultados de testes de tomada de decisão mostraram que adultos mais velhos que foram induzidos ao bom humor escolheram significativamente melhor do que aqueles que estavam no clima neutro.
 
Na tarefa de memória de trabalho, que mede o quanto as pessoas podem guardar de informações em sua mente em qualquer momento, os resultados mostraram que os adultos mais velhos que foram induzidos ao bom humor se saíram melhor nesse teste.
 
Segundo os pesquisadores, um clima positivo não ajuda os adultos mais velhos em algumas medidas cognitivas, tais como a velocidade de processamento ou vocabulário. Ainda assim, Peters afirma que os resultados fornecem uma boa notícia para um segmento da população que cresce rapidamente. "Dada a preocupação atual sobre declínios cognitivos em idosos, nossos achados são importantes para mostrar como simples métodos para melhorar o humor pode ajudar a melhorar o funcionamento cognitivo e a decisão em adultos mais velhos, assim como fazem com pessoas mais jovens", conclui o pesquisador.
 
Fonte: I Saúde, Bom humor aumenta poder de cérebro de adultos mais velhos. Pesquisa revela que intensificadores do humor podem melhorar capacidade de tomada de decisão e a memória de trabalho de idosos. Acesso em 01/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário