Google Analytics Alternative

BRASIL É O SEGUNDO NO RANKING MUNDIAL DE PLÁSTICAS, ATRÁS APENAS DOS EUA.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A prótese usada no glúteo é mais resistente que a de mama (Foto: Silimed/Divulgação)
Prótese usada no glúteo é mais resistente que a
de mama (Foto: Silimed/Divulgação).

O Brasil é líder mundial no número de colocação de prótese no glúteo (gluteoplastia), rejuvenecimento vaginal, também chamada de cirurgia íntima, e procedimento cirúrgico para corrigir as “orelhas de abano” (otoplastia), segundo dados divulgados em janeiro pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS, na sigla em inglês), referentes ao ano de 2011, o último período avaliado pela instituição.

Naquele ano, 21,4 mil brasileiras aumentaram o bumbum, 9 mil mulheres aderiram ao rejuvenescimento do órgão sexual e 28 mil pessoas corrigiram as orelhas. Os números são bastante superiores aos registrados nos Estados Unidos, por exemplo, que é o campeão em cirurgias plásticas no mundo, onde foram realizadas 5,9 mil gluteoplastias, 2,4 mil cirurgias íntimas e 7,8 mil otoplastias.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Horácio Aboudib, o Brasil é pioneiro quando o assunto é cirurgia no bumbum. O número desse procedimento aumentou 367% nos últimos quatro anos, segundo a entidade.

“A técnica atual foi desenvolvida no Brasil há cerca de cinco anos. A técnica anterior, desenvolvida no México, apresentava muitos problemas, porque a prótese ficava embaixo da pele. Já a técnica brasileira coloca a prótese dentro do músculo, onde fica bem mais firme e não é tão perceptível”, explica Aboudib.

O médico atribui o aumento vertiginoso desse tipo de cirurgia entre as brasileiras aos bons resultados obtidos pela nova técnica que, segundo ele, foi desenvolvida inicialmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Antes disso, os pacientes tinham muitos problemas porque a prótese saia do lugar e era preciso fazer correções”, explica.


Já o rejuvenescimento vaginal consiste basicamente na cirurgia para corrigir alterações no tamanho dos lábios, por exemplo, a redução dos pequenos lábios, quando eles ultrapassam os grandes lábios, explica o médico.


“A cirurgia retira esses excessos de pele para deixar a vagina com outro aspecto. Há uma inibição de muitas pacientes como essa situação quando estão diante do parceiro sexual. Há casos também em que o excesso de pele gera incomodo durante a relação”, argumenta Aboudib.
Ranking País Total de cirurgias plásticas
Estados Unidos 1.094.146
Brasil 905.140
China 372.773
Itália 316.470
México 299.835
Coreia do Sul 258.350
Colômbia 211.879
França 207.049
Índia 191.439
10ºAlemanha 187.193
Total Mundo 6.371.070
Fonte: Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS); dados referem-se a 2011.

Ranking Mundial
Em números absolutos, o Brasil é o segundo no ranking de cirurgias plásticas, com 905 mil procedimentos realizados em 2011, atrás somente dos Estados Unidos, que registrou 1,1 milhão.

“Quantitativamente os EUA tiveram um número de operações superior ao do Brasil, no entanto se levarmos em consideração a população total dos dois países, veremos que o número de cirurgias per capita em ambos é muito próximo, apesar do poder aquisitivo dos americanos ser muito superior”, afirma o Dr. Aboudib.

Ao todo, foram contabilizados em 2011, 6,3 milhões de cirurgias plásticas no mundo. Os dados levantados pela ISAPS levaram em contas informações fornecidas por 996 cirurgiões plásticos, entre eles 431 americanos e 172 brasileiros.

“O conceito de saúde da OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que ela é o bem estar físico, social e mental. Não adiante ter um coração funcionando bem, se a pessoa não se sente bem consigo mesma. Esse conceito também inclui a estética”, defende Aboudib.

Brasil é primeiro no ranking de cirurgia plástica no bumbum (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Com ou sem prótese, bumbum é obsessão 
para parte das brasileiras.
(Foto: Renato C./Futura Press/ 
Estadão Conteúdo).
As mais pedidas
A lipoaspiração continua sendo a cirurgia mais popular entre os brasileiros. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica houve um crescimento de 129% no número dessas operações entre 2007 e 2011. Neste último, foram contabilizadas 211 mil. “Sempre foi o procedimento mais comum entre o público feminino e masculino”, lembra Dr. Aboudib.

Após a operação para retirada de gordura, as cirurgias estéticas mais realizadas pelos brasileiros são: aumento de mamas (148 mil, em 2011), abdominoplastia (95 mil) e blefaroplastia (90 mil) – retirada de excesso de pele nas pálpebras.

Os dados foram coletados antes da polêmica envolvendo as próteses mamárias no final de 2011, que levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a cancelar o registro dos produtos da marca PIP, após testes internacionais mostrarem que algumas unidades do produto foram adulteradas com silicone industrial, que é impróprio para a saúde.

Fonte: G1, Brasil é 1º em plásticas no bumbum e cirurgias íntimas, diz estudo. País é o segundo no ranking mundial de plásticas, atrás apenas dos EUA.. Cirurgia mais realizada em 2011 entre brasileiras foi lipoaspiração. Acesso em 03/02/2013.

0 comentários:

Postar um comentário